O EXORCISTA (1973) - O FILME AMALDIÇOADO (LENDAS URBANAS)


Hoje é muito fácil desmistificar notícias falsas em torno de qualquer fato que ocorre no mundo. E por mais difícil que seja o assunto, uma pesquisa mais aprofundada pode ajudar na busca da "verdade". Mas para quem cresceu nos anos 90 isso era muito difícil.

E isso proporcionou várias notícias falsas que iam só sendo ratificadas a medida que saiam de uma boca para outra. E uma clássica era essa. Que a atriz Linda Blair, que viveu a protagonista  Regan McNeil, no filme O Exorcísta, de 1973, havia morrido misteriosamente depois das gravações do longa.

Uma lenda urbana que ganhou força em 1998 quando o filmes voltou para o cinema em uma homenagem de 25 anos do filme. E claro que a juventude comprou a ideia e os boatos só iam aumentando. 

Um fato que ajudou muitas locadoras de VHS da época, já que o filme voltou ao topo das locações devido o seu retorno.

Hoje o boato seria facilmente desmentido, já que basta pesquisar pelo no da atriz para saber que ela está viva até os dias atuais. E que inclusive o filme "O Exorcísta" teve uma continuação não tão famosa: "O Exorcista II - O Herege", que contou com a atriz no elenco. Mas época o assunto não era encontrado na Barsa. (onde estava o chatGPT nessa época?)

Mas até hoje "O Exorcista" é considerado uma produção amaldiçoada por causa de uma série de incidentes estranhos e infelizes que ocorreram durante as filmagens. Embora muitos desses incidentes possam ser explicados como coincidências ou acidentes comuns em produções cinematográficas, eles contribuíram para a reputação do filme como uma obra assombrada.

Algumas das histórias mais notórias envolvem lesões e acidentes que ocorreram com membros da equipe de produção durante as filmagens. 

A atriz Ellen Burstyn, que interpretou a mãe de Regan no filme, sofreu uma lesão grave nas costas durante as gravações da cena em que a personagem é arremessada para trás pela força do demônio. Burstyn estava amarrada a um cabo que puxava seu corpo para trás, mas a força do puxão foi muito forte e acabou causando uma lesão grave em sua coluna vertebral.

Após a gravação da cena, Burstyn foi levada ao hospital para tratar sua lesão e passou vários meses em recuperação. Ela não morreu, mas a lesão que sofreu teve um grande impacto em sua vida e em sua carreira como atriz.

O diretor William Friedkin também sofreu um acidente de carro grave durante as filmagens, mas felizmente sobreviveu. Havia também relatos de que objetos no set se moviam sozinhos e de que vozes estranhas eram ouvidas durante as filmagens.

Além desses incidentes, havia rumores de que o filme em si era amaldiçoado, devido à natureza do enredo, que lidava com possessão demoníaca e exorcismo. Alguns acreditavam que o filme havia atraído forças malignas para o set e que essas forças estavam causando os incidentes estranhos.

No entanto, muitas das histórias de uma maldição em torno do filme são exageradas ou simplesmente falsas. Embora "O Exorcista" tenha sido uma produção difícil e tumultuada, como muitos filmes são, a ideia de que ele foi amaldiçoado é mais uma lenda urbana do que uma realidade.

Ficou interessado em rever o filme ou quem sabe ver a produção pela primeira vez basta entrar no Amazon Prime Vídeo e dá uma chance para o filme que marcou a história de muitos filmes de terror modernos, 


Comentários

  1. Muito bom. A frase que cabe a essa situação é “a verdade engatinha, enquanto a mentira voa”, geralmente sempre em filmes desse gênero, existe todo um envolto de mistério, com histórias por trás, nos bastidores, mas que, geralmente não passam de notícias falsas ou até mesmo jogada de marketing. Mesmo hoje com o poder da internet, muito se tem problema com fale News, alvará antes, quando não se tinha o pai Google

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás