A meiga psicopata de 8 anos de idade (Livro Menina Má)

Por: Anderson Calandrini

Trago hoje uma sugestão de leitura vinda lá do ano de 1954, um livro que impactou a sociedade nos Estados Unidos da América ao narrar a história de uma linda garotinha de 8 anos, com muitas atividades sociais para a sua época, que ao longo da sua longa jornada social se envolveu em quatro homicídios.

O livro The Bad Seed, ou Menina Má, título em português lançado pela editora DarkSide Books, causou grande polêmica nos anos 50, por conta do seu enredo violento, que busca debater onde começa a maldade nos seres humanos? Seria algo hereditário? Fruto de osmose? ou das más companhias?

Bom, é sobre o enredo sombrio que o escritor de ficção psicológica William March lançou esse livro que narra a história de Rhonda Penmark, uma menina de 8 anos, que sempre está presente em casos de homicídios na cidade onde mora. Por sua inovação o livro logo ganhou a Broadway e as telonas ainda nos anos 50, por retratar um tema nunca explorado entre os psicólogos e especialista da época. A versão para o cinema teve quatro indicações ao Oscar.

O livro anda por uma linha tênue, que retrata a maldada de crianças em relação aos mundo que as cerca. Um assunto que era pouco debatido à época do lançamento do livro, por retratar uma realidade que a sociedade achava ser algo sem nenhum preceito científico. Logo muitos casos verídicos mostrariam que a maldade pode sim vim desde muito cedo.

O livro se desvenda de forma muito prática e com uma linguagem direta, o que pode causou estranheza ao leitor no início, pela falta de descrição dos cenários e dos personagens, mas logo esse detalhe é deixado de lado, por conta da angústia que o leitor vai adquirindo ao tentar desvendar quais os próximos crimes da menina e como ela será descoberta.

Rhonda é uma menina normal de 8 anos, sem muita destreza e conhecimento para lidar com o mundo que a cerca, mas que desde o início mostrar foco em suas ambições.O Livro inicia com a morte de um colega de escola, que morreu afogado em um piquenique escolar.

Partindo desse caso a mãe de Rhonda começa a observar mais a filha e a perceber que ela era diferente e que trazia um ar sombrio em suas relações sociais. Não é para menos, já que misteriosamente a menina sempre estava presente em locais de supostos acidentes fatais.



O livro logo ganhou uma versão para o cinema, mas modificando o final da trama, para dar um novo patamar da história aos fã da série. Muitos críticos de cinema defendem que a história foi a precursora no assunto e que serviu de embasamento para outros pequenos psicopatas, como nos filmes Chuck, Anjo Mal e Precisamos Falar sobre o Kevin, filme disponível na Netflix.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás