Novembro Azul 2016: "Homem que se cuida não perde o melhor da vida."

Fonte: Ijoma

Depois de conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, agora é a vez de alertar os homens sobre o câncer de próstata. Chamado de “Novembro Azul”, a campanha mundial visa mobilizar os homens para a necessidade da realização de exames para detecção de doenças que levam ao câncer, como o de próstata, que é o segundo mais comum entre homens no Brasil. 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima em 61 mil novos casos só esse ano, no Brasil.  A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata. Hoje esse tumor maligno atinge homens cada vez mais jovens. Como qualquer câncer, quando detectado no início a chance de cura é maior. 

O exame de Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA, é uma boa maneira de se diagnosticar precocemente a doença. Além também do ultrassom de próstata e do toque retal, que identifica na hora, se o órgão está com problemas. A chance de falha no diagnóstico do exame de PSA é de 20%, e no exame de toque é 40%. Mas quando os dois são feitos ao mesmo tempo, o índice de falha no diagnóstico cai para 8%.
Os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos de idade, mas se o pai ou irmão teve ou tem a doença, os cuidados devem começar mais cedo, aos 40.

Incidência 
A cada 40 minutos um homem morre no Brasil vítima do câncer de próstata, mas 90% dessas mortes poderiam ser evitadas com a prevenção. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. 

Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
  
Programação
Ao contrário do Outubro Rosa que teve uma vasta programação, o Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA) preparou para este mês uma semana de atividades para marca a campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. 

A abertura está marcada para acontecer na próxima quinta-feira, 17, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, na Missa da Cura. Está na programação um passeio ciclístico, seminário sobre o câncer, palestras, atividades esportivas e ação social.

Na ação social, que será no sábado, 26, o instituto vai fornecer 500 PSAs aos interessados que comparecer para realizar o exame de sangue. O atendimento vai ser por ordem de chegada.

Programação:
17/11 - Abertura do Novembro Azul 
Local: Quadra da Igreja Jesus de Nazaré
Hora: 18h30

19/11 - Passeio Ciclístico
Concentração: IJOMA - até Praça do Forte 
Hora: 17h30

26/11 - Ação Social 
Local: IJOMA 
Hora: 8h às 12h

26/11 - Seminário de Prevenção ao Câncer de Próstata 
Local: Centro de Convenções Azevedo Picanço 
Hora: 18h

27/11 - Manhã Esportiva 
Local: Sesc Araxá 
Hora: 8h às 12h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás