Festival de gastronomia Brasil Sabor terá degustação e palestras

Fonte: Agência Amapá

Para quem gosta de culinária e quer experimentar novos pratos ou mostrar que é o melhor chef do Amapá, o festival Brasil Sabor é o evento ideal.  Este ano, 23 empresas do setor gastronômico participarão da feira que tem por objetivo fomentar o setor e mostrar as potencialidades do Amapá. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Governo do Estado do Amapá, inicia nesta quinta-feira, 30, a partir de 18h30, no estacionamento do Sebrae-Ap e encerra no sábado, 2.

Esta é a 10ª edição do festival. Serão três dias com programação cultural e culinária diversificada. Além da regional, também terá degustação de pratos de outros segmentos como doceteria, espetaria e paleteria, além da internacional como venezuelana, italiana e japonesa. A entrada na feira é gratuita. 

Para a degustação do espaço circuito gastronômico, o visitante deverá adquirir um voucher no valor de R$ 10, 00 que dará o direito de degustar um dos 23 pratos ofertados que vão desde a alta culinária amapaense às sobremesas. Cada um prato é desenvolvido especialmente para o festival e depois serão inclusos no menu dos estabelecimentos participantes. Entre eles, o filé de pirarucu com crosta de castanha ao molho de cupuaçu ou camarão rosa recheado com queijo e empanado com cobertura crocante de bata palha, acompanhado de molho tártaro e arroz à grega.


Brindes

O bilhete também dá o direito de participar do sorteio de brindes como passagens, jantares e hospedagens. A programação conta ainda com shows artísticos de MPB e MPA. Além disso, terá o espaço Cozinha Show com palestras sobre curiosidades, inovação e pesquisas. As inscrições custam R$ 5,00. Ao término, os participantes receberão certificados e a degustação dos pratos feitos durante as aulas.

O organizador do evento, Sandro Bello, destaca que a principal finalidade do Brasil Sabor é aquecer as vendas do setor. De acordo com ele, pesquisas internas indicam redução no consumo do amapaense na alimentação fora do lar. Os números caíram de 30% para 18%. O motivo: a oscilação da economia brasileira. “Por isso queremos incentivar a retomada do consumo para que possamos gerar empregos e aquecer o setor, divulgando também a imagem positiva do Amapá”, afirmou. 

O GEA é um dos realizadores com participação das secretarias de Estado da Comunicação (Secom) e do Turismo (Setur). Os alunos do Centro Profissionalizante do Amapá (Cepa Job) estarão nos stands como estagiários, podendo futuramente serem contratados pelas empresas.  

Este ano, o Festival Brasil Sabor promoverá pela primeira vez o concurso Enchefs Amapá. A disputa será realizada entre seis chefs e irá escolher o melhor chef de cozinha do Estado. O eleito representará o Amapá no prêmio Dólmã, considerado o óscar da gastronomia brasileira.

Confira a programação:
Circuito Gastronômico (degustação)
Data: 30 de junho a 2 de julho
Horário: 18h30 às 23h

Cozinha Show
30/06 Quinta-Feira    
19h45 Churros Marabaixo: Massa de churros com castanha e cobertura de creme de castanha com geleia de cupuaçu.
Palestrante: Joe Leite - especialista em sobremesas e empresário do “Brownie do Joe”.
20h30  Culinária Kids: Cardápio para crianças: opções saudáveis, coloridas e deliciosas.          
Palestrante: Cibelle Iglesias - empresária da Fábrica dos Sonhos (Buffet e Doceteria) e Diretora da Abrasel/AP.
21h15 Pesquisa e inovação na cozinha amapaense: Bacalhau à tucuju, obtido a partir de técnicas inovadoras do processo de salga da pescada amarela.
Palestrante: Solange Sussuarana - Instrutora do Senac/AP, jurada Master Chef Brasil e empresária do Café Aymore.


01/07 Sexta-Feira     
19h45 Rissoto alla milanese com filetto ala strogonoff: História, origem e técnica de dois ícones da cultura italiana e russa.         
Palestrante: Orázzio Cattani - embaixador da gastronomia Italiana no Brasil e Chefe de cozinha/empresário do Il Giardinetto
20h30 Amazônia Funcional: Utilização de ingredientes amazônicos na gastronomia funcional. Gastronomia e saúde unidas em favor da nutrição. 
Palestrante: Aline Lobo - prêmio Dólmã 2015, empresária do Bistrô Delícia Saldável
21h15 Delícia à tucuju: Lasanha de camarão com massa de macaxeira, molho, jambu e chicória.       
Palestrante: Jamyly Monard - participante do Master Chef Brasil


02/07 Sábado
19h45 Le Fusion: Nhoque de banana da terra com charque. Utilização de insumos regionais para produzir um tipo de massa italiana com sabor nortista.
Palestrante:  Dom Garcia - prêmio Dólmã 2014, embaixador da gastronomia brasileira do Amapá e Chefe de Cozinha do Kitanda Café Bistrô
20h30 Desvendando os mistérios do Sushi: Histórico, técnicas e segredos da antiga técnica de conservação de peixe em arroz avinagrado.         
Palestrante: Yukio Nagano - empresário do Restaurante Japan, especialista em culinária oriental e Diretor da Abrasel/AP.
21h15 Fusão Amazônica: Misturas de técnicas venezuelanas com a gastronomia amazônica.  Palestrante: Sebastian Contreras - chefe de cozinha Venezuelano

Programação do ENCHEFS AP
Dia 30 de junho (quinta-feira)
17:30h Prato: Filé de filhote grelhado ao molho de castanha com camarão rosa;
18:30h Prato: Filé de pirarucu com crosta de castanha ao molho de cupuaçu.

Dia 01 de julho (sexta-feira)
17:30h Prato: Filhote ao molho de tapereba com farofa de castanha do Brasil;
18:30h Prato: Pescada amarela ao perfume e frutos energéticos do Amapá.

Dia 02 de julho (sábado)
17:30h Prato: Marabaixo - peixe ao molho de gengibre, acompanhado de chips de
farinha de mandioca, ervas e flores comestíveis;
18:30h Prato: Gurijuba defumada, raiz no molho pixuna, farofa de goma e salada panc.

Programação do Palco Tucupi
30/06 Quinta-Feira    
20h às 22h -  Enrico Di Miceli           

01/07 Sexta-Feira     
19h Poesia na Boca da Noite – Annie Carvalho     
20h às 22h - Osmar Jr

02/07 Sábado
20h às 22h  Chermont Jr.     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás