Nessa quinta-feira (22) acontece o segundo dia do Sesc Amazônia das Artes

PROGRAMAÇÃO DO DIA 22:


O Sesc Amazônia das Artes tem como finalidade a promoção e o incentivo ao intercâmbio de culturas entre os estados que integram a Amazônia Legal – Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Confira os detalhes das apresentações:
LAMIRA CIA DE DANÇA:


É um espetáculo de teatro/dança cuja poética é elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular Nordestino brasileiro, nas figuras do poeta cantador, do coquista, do aboiador, do glosador, do cordelista, do calungueiro e da influência e presença dessa cultura, na formação das “diversas culturas” brasileiras.

O texto destaca aquilo em que o público pode se reconhecer: os limites do corpo, a luta pela vida, a entrega às paixões e a mente criadora que enfrenta as adversidades do mundo, em direção à transcendência pela arte. O espetáculo recorta alguns aspectos da vida de Frida, seja em imagens, seja em textos narrativos.


VAGNER RIBEIRO E GRUPO VALOR DE PI:



No universo da diversidade cultural do Piauí pesquisado por Vagner Ribeiro se encontra gente que desnuda a linguagem poética da terra com uma grandeza singular. No musical “O Piauí Contando História”, o artista com a banda Valor de PI, consegue transpor com espontaneidade, linguagens e expressões de gente que sente o cheiro do sol, que inventa causos, que deseja o gorjeio dos sapos e que desnuda a terra de forma celestial.

A música e a dança de inúmeras e significativas manifestações folclóricas espalhadas pelo interior do Piauí pouco, ou totalmente desconhecida do público e da mídia, estão presentes no musical de forma telúrica. “O musical é o resultado de uma pesquisa que só começou e não tem fim”, conta Vagner Ribeiro se referindo ao passeio pelo o imaginário popular captado nas andanças e mostrado ao público com uma boa carga de lirismo.

O Piauí contando história é, na visão de Vagner Ribeiro, uma dívida que os movimentos culturais têm para com os artistas populares de significativos valores. Ilustres desconhecidos nos mais distintos sertões.

A Roda de São Gonçalo, Cavalo Piancó, Marujada, Pagode do Amarante, Reisado, Roda de São Benedito, Balandê, Boi, Cirandas, dentre outras manifestações culturais, conduzem a festa musical desse brincante apaixonado pela sabedoria popular.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás