Museu Sacaca realiza Oficina de Origami e contextualiza com Poesia

Fonte: Graça Viana Jucá/Iepa.



Fazendo parte da Programação de Férias, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), através do Centro de Pesquisas Museológicas – Museu Sacaca, realiza na sexta-feira, 26 de julho, no Bloco Pedagógico, no horário de 16 às 18 horas,  a Oficina de Origami e Poesia. 

A Oficina, ministrada por Rodrigo Ferreira, usando como temática a natureza, terá um desdobramento enriquecedor, através da integração da poesia com a participação dos poetas Thiago Soeiro e Aline Monteiro. 

O Origami, arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, sem cortar ou colar, criando representações de determinados seres ou objetos, envolve vários tópicos considerados de relevo da Matemática. 

A poesia a ser trabalhada, na Oficina, pelos poetas Thiago Soeiro e Aline Monteiro é o Haikai que é uma forma poética de origem japonesa que valoriza a concisão e a objetividade. É constituído de tercetos breves, com versos de cinco, sete, cinco sílabas, totalizando dezessete sílabas.   Neste formato fazem emoções, sugestões, suspiros, desejos, sonhos... e encantos que não se traduzem.  Algumas pessoas utilizam o Haikai como uma prática espiritual, porque em sua construção, mais do que inspiração, é preciso meditação, esforço e, principalmente percepção para a composição de um verdadeiro Haikai. 

Essas duas formas de arte se complementam na Oficina, porque na prática do Origami, vão contextualizar a temática, a Natureza, através do Haikai, que utilizando a poesia contemplativa e descritiva vai captar a essência do local- o Sacaca-, valorizando os contrastes, sua transformação e dinâmica na união com a valorização da natureza.

A Oficina é direcionada para o público de todas as idades. Vale a pena participar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás