Sexo e Cinema: A juventude dos anos 80, 90 e 2000
Ah o sexo, palavra que norteia muito os filmes voltados para o público adolescente desde os anos 80. Muitos falam que a adolescência do passado é diferente da adolescência de hoje. E de certa forma isso é verdade, mas há semelhanças que podem ser observadas nas produções cinematográficas voltadas para esse público.
Vamos trabalhar com exemplos práticos. O mesmo tabu sobre sexo e sobre virgindade podem ser visto em filmes como Clube do Cinco e Gatinhas e Gatões, dos ano 80; As 10 coisas que Odeio em Você e Amerinca Pie da virada dos anos 90 para 2000, nas produções nacionais Hoje Eu Quero Voltar Sozinho e As Melhores Coisas do Mundo e nas novas produções da netflix como Sierra Burgess é uma Loser e Para Todos os Garotos que Já Amei. Todos envolvendo o debate sobre admitir ser virgem ou não ser, eis a questão.
Todos com a sua peculiaridade e seus debates, alguns mais escancarados outros mais tímidos, mas em todos, mesmo com a diferença de abordagem, o assunto principal é o mesmo: começar ou não a vida sexual.
Anos 80:
Filmes que surgiram em uma realidade em que a sociedade buscava deixar os pensamentos de sexo drogas e rock and roll no anos 60 com a primavera hippie. Retratam de forma simples o cotidiano dos adolescente que buscam reconhecimento dentro do seus grupos sociais, popularidade e por que não uma experiência sexual.
Ambos com a debate: "Se entregar por amor ou simplesmente para poder falar que perdeu a virgindade".
ANOS 90:
Já nos anos 90 a discussão era um pouco mais pervertida. A geração Cine Prive sempre buscava dar uma olhadinha em um peitinho de fora ou quem sabe no falso pornô exemplificado na primeira trilogia de American Pie, que de forma descontraída já tratava o sexo de forma mais desinibida e com mais perversão, com um toque de humor universitário.
Filmes Nacionais:
O cinema nacional já traz uma pegada mais de descoberta das relações, não deixando de lado o assunto sexo. Todos retratando os problemas de aceitação entre as tribos existentes dentro do ambiente escola e de sexualidade.
Adolescência na Netflix:
Chegando aos novos debates de sexualidade dentro da Netflix. Sobre esse dois já fiz uma análise que você pode ver AQUI
Comentários
Postar um comentário