Sábado é "Dia D" de vacinação contra a gripe
Fonte: Elmano Pantoja - Secretaria Estadual de Saúde
Em continuidade ao cronograma da Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza, no sábado, dia 13, será realizado o Dia "D" de vacinação. As ações acontecerão nos 16 municípios do Amapá com a disponibilidade da vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em outros 10 postos volantes, das 8h às 17h.
Ao todo, o Estado recebeu 197,3 mil doses da vacina que, este ano, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país atualmente: Influenza A - H1N1, Influenza A - H3N2 e influenza B. No total, 176.807 doses foram enviadas aos municípios, de acordo com a estimativa das prefeituras. Durante toda a campanha, está prevista a imunização de 139.546 pessoas dentro do grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde (MS).
Segundo a coordenadora da Central de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos (CADI), Andréa Marvão, a vacina já foi distribuída para todos os municípios. "Distribuímos mais de 176 mil doses entre os municípios, conforme a estimativa populacional e de acordo com os grupos prioritários da campanha. Havendo necessidade de ampliação no quantitativo de doses, iremos enviar novamente", explicou.
A programação do Dia "D" será de responsabilidade das secretarias municipais com o desenvolvimento de ações que chamem a atenção da população quanto à importância de se imunizar. O MS estipulou como meta, para este ano, que a campanha atinja 90% do público-alvo em cada município.
De acordo com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Informações (SI-PNI), do DATA-SUS, no ano passado foram vacinadas mais de 140 mil pessoas e registrados 28 casos da influenza H1N1 no Amapá.
Grupo de risco
Na campanha deste ano, o ministério incluiu os professores dentro no público-alvo que deve se imunizar contra a influenza, assim como idosos partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.
Comentários
Postar um comentário