Animais empalhados atraem visitantes no Museu Sacaca
Fonte: Lílian Guimarães
A Exposição de Mamíferos promete ser um dos grandes atrativos do Museu Sacaca até o próximo domingo, 13. A mostra faz parte das comemorações dos 25 anos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e está sendo liderada, nesta semana, pelo Laboratório de Mamíferos (Lamam).
O Lamam se dedica desde 2004 a estudar a fauna de mamíferos no estado do Amapá com ênfase na pesquisa sobre a distribuição, conservação, ecologia e variabilidade de genética e morfologia.
Inventários da fauna de mamíferos que têm revelado alta diversidade e riqueza das espécies estão expostos na Casa de Vidro, do Museu Sacaca. Filhote de onça, macacos, cutias, tatus, porco-espinho, entre outros animais empalhados estão no espaço.
A exposição dos morcegos também chama atenção, principalmente pela diversidade. Entre eles, o Vampyrum Spectrum, conhecido por ser o maior morcego carnívoro das Américas, e podendo pesar até 230 gramas e ter até 1 metro de envergadura. O Diclidurus Ingens também atrai olhares curiosos, por ser um raríssimo morcego branco, que pode ser encontrado na região amazônica do Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela e Guiana.
De acordo com o pesquisador do Iepa, Isaí de Castro, a exposição é uma grande oportunidade dos pesquisadores apresentarem a diversidade dos setores de pesquisa do Iepa. “É uma forma de troca de conhecimento. Os visitantes ficam curiosos e bem impressionados com o que apresentamos, e nós [pesquisadores] temos a oportunidade de saber um pouco das impressões, além, de poder esclarecer muitas dúvidas dos visitantes”.
Quem quiser conferir a exposição está na Casa de Vidro do Museu Sacaca e o local funciona de 9h às 17h.
Comentários
Postar um comentário