Mais de mil atendimentos na comunidade do Lourenço em ação de voluntariado
Fonte: Flávia Fontes - Fontes Comunicação e Coaching
O sorriso doce e sereno de Uelane dos Santos (30), não esconde a força de sua alma de mãe. Com o bebê Benjamin nos braços, e na companhia dos outros dois filhos, Ruan (6), e Williane (4), a dona de casa participou do Dia de Cooperar. Uma ação desenvolvida pelas cooperativas que integram o Sistema OCB Amapá. Neste ano a programação foi realizada no município de Calçoene, mais precisamente, no distrito de Lourenço, com cerca de 400km de distância de Macapá, capital do Amapá.
A família de Uelane é parte das mais de mil pessoas atendidas durante o Dia de Cooperar 2016 no Amapá. Nesta edição participaram 55 voluntários que formaram uma Corrente do Bem e ofertaram atendimentos na área médica, odontológica, psicossocial e esportiva, além de muita alegria e disposição, mesmo tendo passado 10 horas de viagem até o distrito de Lourenço. “Aproveitei para trazer os meninos ao médico, dentista e tirar documentos. Não tenho condições de ir para a capital levar meus meninos para fazer consultas, por isso trouxe todos eles”, comenta Uelane, que em seguida convidou a equipe de voluntários para tomar um café e conhecer sua casa. Uma residência de dois compartimentos, feita em madeira, construída sobre uma área de morro, localizada próxima à rua principal.
Para o gerente da equipe de voluntários do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão - Siac Super Fácil, Ronilson Ribeiro, foi gratificante receber o convite da OCB Amapá para integrar a ação do Dia C. “Estamos gratos pelo convite em participar desta em ação em favor do bem. É isso que nos torna felizes, ver a satisfação das pessoas em receber o atendimento, nesta comunidade tão carente de atenção, e onde nem sempre é possível chegar alguns serviços”, agradece. Com tanta satisfação os resultados não poderiam ser outros. Foram emitidas 83 Carteiras de Identidade e 73 Cartões do Sistema Único de Saúde – SUS, para os moradores da localidade.
ATENDIMENTO À MULHER - A equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher - CRAM, também esteve presente com serviços exclusivos às mulheres do distrito, entre eles, consulta psicológica, assistência social e serviços na área da saúde, como orientações sobre cuidados e combate à violência. “Já ouvimos desabafos e relatos de violência física, emocional e psicológica contra mulheres de várias idades aqui na região”, informou, Jairene Lima, psicóloga e voluntária da ação.
Gilcimar Pureza, presidente do Sistema OCB-Amapá comemorou com os voluntários o sucesso da ação. Com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Saúde(SESA), Siac-Super Fácil e o Centro de Referência e Atendimento à Mulher(CRAM), e a força das cooperativas, foi possível levar Lourenço, e às pessoas como a dona de casa, Uelane Santos e seus quatro filhos, atendimentos sociais e de saúde. “O espírito de cooperativismo consiste justamente nisso, em se colocar no lugar do outro, se fazer presente e desenvolver campanhas que possam beneficiar estes lugares de difícil acesso, com baixa renda e organização social debilitada”, finalizou.
Comentários
Postar um comentário