Semana do Japão no Amapá: Diversidade Cultural na Linha do Equador
Na próxima terça-feira, 26 de janeiro, inicia a Semana do Japão no Amapá. Uma vasta programação para japoneses, descendentes e a comunidade amapaense ligada ou admiradora da cultura japonesa. O encontro da comunidade oriental acontecerá até o dia 28 de janeiro no Museu Sacaca. O encontro comemora os 120 anos do acordo que ficou conhecido como a Amizade Japão Brasil.
A abertura acontecerá as 15:30 com uma apalestra do cônsul japonês Masahiko Kobayashi, que fará uma contextualização histórica desse 120 anos de harmonia entre os países, e falará sobre a atual situação desse acordo.
O evento contará com uma programação que irá incluir: Yukata (vestimenta informal de verão), dança folclórica japonesa, Ikebana (arranjo floral), Origami (dobradura de papel), Mangá (gibis japonês), Shuji (caligrafia) e de Taiko (tambor japonês) que acontecem nos dias 26 a 28 de janeiro, nas dependências do Museu Sacaca.
Amizade Brasil Japão: (Fonte: http://www.br.emb-japan.go.jp/)
Em 5 de novembro de 1895, Arasuke Sone, Ministro Plenipotenciário do Japão na França, e Gabriel de Toledo Piza e Almeida, Ministro Plenipotenciário do Brasil na França, firmaram o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação na cidade de Paris, iniciando assim as relações diplomáticas entre as duas nações.
No contexto histórico da época, havia na assinatura uma expectativa brasileira por imigrantes japoneses, visto que o país sofria por falta de mão de obra rural e admitia imigrantes de diversos países. Os imigrantes japoneses no Brasil cresceram em número antes e depois da Segunda Guerra Mundial e hoje formam a maior sociedade nikkei do mundo, estimada em 1, 6 milhões de pessoas.
Além disso, o Japão e o Brasil têm colaborado economicamente em diversos setores como no agrícola e no de implantação de infraestrutura. Projetos nacionais de grande porte foram promovidos em conjunto, como a siderúrgica de USIMINAS (MG), a CENIBRA de celulose (MG), o estaleiro ISHIBRAS (RJ), o Projeto Alumínio da Amazônia (PA), o projeto de desenvolvimento dos cerrados PRODECER, entre outros. Tais empreendimentos contribuíram para a economia brasileira em seu crescimento acelerado das décadas de 1960 a 1970, assim como para os interesses nacionais japoneses.
A tradicional relação de amizade que perdura há longo tempo entre o Japão e o Brasil é sustentado pelo intercâmbio entre os dois povos e os laços que os unem.
Na Reunião de Chanceleres Japão-Brasil de setembro de 2013 e na Reunião de Cúpula Japão-Brasil de agosto de 2014 foi acordado que as comemorações dos 120 anos de relações diplomáticas não se restringirão à realização de eventos variados nos dois países, mas que a ocasião servirá para estreitar ainda mais a relação entre ambas as nações.
Confira a programação completa abaixo. É só Continuar lendo.
Dia 26, às 15h30
Contexto histórico do Japão e do Brasil no século XIX antes do estabelecimento das relações diplomáticas; a Celebração do Tratado de Amizade, Comércio em Navegação; Duas histórias de imigração; a relação bilateral atual.
Palestra sobre Bolsas de Estudo oferecidas pelo Governo do Japão
Dia 27, às 10h30
Apresentação sobre Concurso de Bolsas de Estudo oferecidas pelo Governo do Japão para estudantes e pesquisadores brasileiros. O Consulado do Japão em Belém recebe inscrições dos estados do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, para modalidades de Pesquisador, Graduação universitária, Escola técnica, Curso profissionalizante e Educação escolar. Requisitos básicos: ser brasileiro, fluência na língua inglesa ou japonesa, bom rendimento acadêmico. Ainda, para pleitear vaga de Pesquisador e Educação escolar, o candidato deve ter idade inferior a 35 anos no ato da viagem e ensino superior completo. Para demais modalidades a idade é de 22 anos incompletos na data da viagem e é necessário ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio. A seleção é feita por meio da análise de documentos, prova escrita e entrevista. Os benefícios da bolsa são: ajuda de custo, passagens aéreas de ida e volta ao Japão e pagamento das despesas escolares e hospitalares.
Yukata 浴衣
Yukata é uma vestimenta japonesa informal de verão. Nos festivais de verão japonês (matsuri), geralmente encontramos pessoas usando yukata. Yukata é utilizado após o banho e continua sendo usado em hotéis tradicionais (ryokan) e em estação de águas termais (onsen) do Japão. A palavra yukata literalmente significa “roupa de banho”.Yukata pode ser usado por homens, mulheres e crianças. Dia 27,14h30-16h e dia 28, 9h-10h30.
Dança folclórica japonesa (Bon-Odori) 民謡
Esta dança faz parte de um período de homenagens aos espíritos dos antepassados que correspondente ao Dia dos Finados no Ocidente. Nessa ocasião, as pessoas se confraternizam por meio dessa dança, por acreditarem que os espíritos também participam deste momento. Dia 27, 9h-10h30, 14h30-16h e Dia 28, 9h-10h30.
Ykebana 生花 (arranjo floral)
Voltada atualmente para a decoração de interiores e praticado como um agradável passatempo, a arte do ikebana emprega materiais naturais, possuindo inúmeros estilos e formas no mundo afora. Dia 27, 14h30-16h,16h-17h30 e Dia 28, 14h30-16h.
Origami 折紙 (dobradura de papel)
Palavra de origem japonesa vem do verbo “oru” = dobrar e “kami” – papel. Atualmente, além de ser uma das artes transmitidas nas escolas, é também um dos exercícios praticados pelos portadores de necessidades físicas de idade, com excelente resultado. Dia 26, 10h30-12h e Dia 27,16h-17h30.
Mangá 漫画 (gibis japoneses)
Mangá é a designação dada aos quadrinhos japoneses, originalmente do Japão. Os personagens dos mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, bem definidos, cheios de brilho, para que possam conferir mais emoção aos seus personagens. Dia 27,9h-10h30 e Dia 28, 10h30-12h e 14h30-16h.
Shuji 習字 (arte da caligrafia)
A arte caligráfica japonesa, o Shuji, é feito com pincel e tinta especial, e constitui-se num mecanismo de grande importância para a compreensão do ideograma japonês, pois se aprende a escrever corretamente com base na amostra. Dia 27,9h-10h, 10h30-11h30, 14h30-15h30, 16h-17h, 17h-18h e Dia 28, 9h-10h, 10h30-11h30.
Taiko 和太鼓 (tambor japonês)
O taiko é um instrumento de percussão e é tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório. Dia 26, 11h-12h; Dia 27, 9h-10h30, 14h30-15h30, 16h-17h e Dia 28,9h-10h.
Comentários
Postar um comentário