Museu da UNA recebe exposição de mestres negros da cultura amapaense
Negras e Negros: A Construção de uma Identidade Cultural” é a exposição que será aberta nesta quinta-feira, 19, no Museu do Negro, localizado na União dos Negros do Amapá (UNA), como parte das atividades que serão desenvolvidas na Semana da Consciência Negra.
Depois de muito tempo, o espaço voltará a ganhar vida com uma coleção de peças que o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) conseguiu reunir, por meio de quadros, fotos e peças que resgatam histórias de pessoas que marcaram a formação do povo amapaense e que compõem o berço das tradições socioculturais e religiosas Afro-amapaenses.
A história das casas de Marabaixo será contada por intermédio do resgate de vida de suas matriarcas e patriarcas, mestres do saber como Gestrudes Saturnino (Berço do Marabaixo), Tia Chiquinha (Raízes do Bolão), Tia Irene (Azebic), Dica Congó, mestres pavão, Julião e Sacaca. Quem passar pela exposição também conhecerá a rica cultura praticada pelas religiões afros, e também a arte rústica de fazer peças, a partir do barro, que vem lá do Maruanum, das louceiras da região. Além disso, telas de alguns artistas negras comporão a exposição. A exposição ficará aberta ao público das 14h às 22h, até o final do Encontro dos Tambores.
Fonte: Rita Torrinha/Asscom Improir
Comentários
Postar um comentário