XII Festival Imagem-Movimento – Luz, som e fúria
Mostra que carrega o apelo de uma das mais fortes expressões amapaenses. A expressão "Fôlego!" é usada para denotar espanto, surpresa, admiração... E aqui ela dá nome à mostra que é dedicada à produção audiovisual amapaense. Este ano foram inscritas 18 produções amapaenses, sendo oito selecionadas para compor a Mostra e concorrer ao Prêmio Gengibirra de Audiovisual. 2015 é o primeiro ano que o FIM realiza uma mostra competitiva entre filmes amapaenses, e na ocasião a produção vencedora receberá o Prêmio e mais R$ 1.000,00 de incentivo.
Apesar dos mais de 10 anos de FIM a participação do audiovisual local se mostra ainda muito tímida no Festival. A intenção é que a seleção e premiação possam estimular os realizadores independentes do estado a mostrarem mais seus trabalhos ao público e, ao mesmo tempo, melhorarem tecnicamente. Aliado a isto, fazer com que o audiovisual amapaense “ocupe” de maneira mais efetiva sua “cadeira cativa” no festival e o assimile como espaço de distribuição para a produção local que além de dar visibilidade oferece ótimas oportunidades para diálogos e trocas de conhecimento.
O vencedor do Prêmio Gengibirra de Audiovisual será definido pela somatória de cinco votos: voto do público, curadoria do FIM, realizador audiovisual e mestre em Ciência da Arte Nycolas Albuquerque e diretores convidados Camilo Cavalcante e Leonardo Cata Preta. A etapa da votação popular acontece após a Mostra Fôlego!, quando o público presente poderá votar nos filmes concorrentes.
Para não perder o ritmo, o encerramento é com o Relatos de Rua, grupo de rap amapaense formado pelos MC'S Jomar Quaresma, Cleide Queiroz e DJ Rogério, que tem como proposta levar para os palcos a seriedade das letras politizadas e batidas pesadas, informação e palavra de autoestima para jovens em vulnerabilidades social.
Saiba Mais Em: http://festivalfim.blogspot.com.br/
Comentários
Postar um comentário