Alemanha Tetracampeã
Após 24 anos a seleção alemã conseguiu voltar a ganhar a Copa do Mundo, obtendo seu tetracampeonato e provar que um jogo de xadrez pode ser levado para dentro de campo, e se destacar em meio aos times que gostam de se basear em apenas um craque. Assim continua a hegemonia europeia sobre os títulos das copas do mundo (Itália, Espanha e Alemanha), mostrando que é preciso mais que um craque para conseguir um bom trabalho em equipe.
Nas últimas três copas equipes europeia conseguiram conquistar o título do mundo de futebol da Fifa colocando em prática o jogo em equipe. Quem não lembra o futebol campeão da Itália em 2006, ou o jogo em quadros jogado pela Espanha em 2010 e agora o jogo frio, e de muitos toques dos alemães, que se consagraram campeões.
A Alemanha conseguiu repetir a campanha do Brasil, que levou 24 anos para conseguir o tetracampeonato, nos Estados Unidos da América em 1994. Um time que saiu como fracassado do mundial em seu país, quando foi eliminado pela Itália no Mundial da Alemanha em 2006. Tudo serviu para um grande incentivo ao esporte, diferentemente do Brasil, que hoje é um celeiro de poucos destaques, destinado a um mercado exterior.
Vamos ver se o Brasil saberá reconstruir a sua hegemonia no futebol até a próxima Copa (2018 na Rússia), ou pelo menos trazer o título nunca ganho nas olimpíadas. Pois a Alemanha é a prova viva de que resultados ruins podem servir de base para melhorias. Após a derrota em 2006, a confederação alemã de Futebol (DFB) investiu na base do esporte. Foram mais 1300 campos construídos para a revelação de novos jogadores.
Um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões que atende hoje mais de 14 mil crianças e adolescentes em escolinhas que buscam novos talentos, como Mario Götze, autor do gol que deu o título sobre a Argentina. Um jogador de apenas 22 anos, que surgiu em meio a pequenos clubes regionais da Alemanha através do incentivo ao esporte. Que garante um grande número de campeonatos de juniores, em busca de novos talentos.
Desde a última derrota em 2010 para a Espanha, a seleção alemã quase não se modificou, uma forma de garantir o entrosamento dos jogadores, que após 8 anos com uma seleção com poucas modificações chega ao Tetra.
Agora já são duas seleções que podem alcançar o Brasil na próxima copa mundo prevista para acontecer na Rússia. Que bom que será em 2018, pois os alemães gostam de ganhar copas que ocorreram em anos terminados com o número quatro os Alemãs foram campeões (54, 74 e agora 2014) dando uma fisgada em 1990, quando conseguiu o tricampeonato.
Por: Anderson Calandrini
Comentários
Postar um comentário