Adeptos do kitesurf realizam evento voltado ao meio ambiente, no Amapá (GE Amapá)

A Associação de Velejadores do Amapá (Avap), realiza no período de 14 à 17 de novembro, em Macapá, um evento onde se estará discutindo diversos problemas relacionados ao meio ambiente, principalmente aos que atingem o Rio Amazonas. O objetivo é abordar eixos temáticos como o despejo de resíduos de esgoto no rio e quais as medidas o poder público pode adotar para solucionar os males.

Manobra de kitesurf na orla de Macapá (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)

Uma das preocupações se refere ao surgimento de doenças de pele e hepatite em praticantes de kitesurf no estado. Os representantes da Avap atribuem a contaminação dos atletas ao contato com a água do rio, já que resíduos de esgoto são jogados diariamente no Amazonas.


- Existem muitos praticantes de kitesurf que estão com uma idade elevada, acima dos 30 anos, e não que isso seja um problema, mas é preciso atentar para o futuro. Nossa preocupação tem sido diária. Muitos atletas aqui já pegaram essas doenças, - disse Eliton Franco, presidente da Avap.

Os praticantes planejam realizar a limpeza de parte da orla da cidade, no trecho que compreende o Canal do Jandiá até o Trapiche Eliezer Levi. Discussões e palestras com representantes do setor do meio ambiente no estado, além de competições, farão parte da programação. Atletas do Pará, Rio de Janeiro, Guiana Francesa e Suriname confirmaram presença no evento.

- O mais importante é chamar a atenção das autoridades para que se tome uma atitude a favor do meio ambiente. Vamos ouvir os representantes do poder público e em seguida apresentar nossas propostas. Faremos uma carta de intenções, onde as autoridades irão assinar, se comprometendo em solucionar os problemas o mais breve possível, - destacou Eliton Franco.

Diariamente, os praticantes da modalidade esportiva, quando estão velejando se deparam com pedaços de troncos de árvores, lixo doméstico, garrafas de vidro e baldes plásticos. O que acaba sendo um obstáculo a mais, se não bastassem as habilidades que eles precisam ter para manobrar o equipamento.

- Temos aqui no Amapá um dos lugares mais propícios para a prática do kitesurf e ainda precisamos driblar todos esses obstáculos. Sem falar na preocupação ambiental que temos, e esta é uma forma de protestarmos e reivindicarmos melhorias. Não queremos tumultuar nada, apenas estamos fazendo a nossa parte, - disse Eliton.

Na carta de intenções será acordado o período para as possíveis soluções dos problemas apontados. Caso não haja melhoria no prazo estipulado, os representantes da Avap poderão ingressar com uma ação civil pública, responsabilizando os órgãos ligados ao saneamento básico e meio ambiente do estado.


Texto
Por Jonhwene Silva do GE Amapá


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh