I Simpósio Sobre Gênero e Diversidade


O I Simpósio Sobre Gênero e Diversidade será realizado durante o mês de outubro nos dias 08, 09, 10 e 11 na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) com o tema: Corpo e Sexualidade. O tema geral do presente simpósio será abordado através de minicursos, conferências, vídeo-debates, mesa-redonda e comunicação. As inscrições para as atividades iniciarão no dia 16 de setembro com o valor simbólico de R$7,00.


O Simpósio apresenta discussão teórica pelas demandas por reconhecimento e igualdade, que movimentam organizações de grupos sexuais e de gênero, fazendo interseção com vários marcadores sociais como: classe, raça, etnia e outros. Desta forma, a categoria mulher se multiplica e fragmenta-se ao mesmo tempo em que soma com bandeiras dos movimentos LGBTT e étnico-raciais.

Este trabalho importa politicamente, pois, tanto do ponto de vista teórico quanto prático. Do ponto de vista teórico, na medida em que pode contribuir para ampliar estudos e debates sobre gênero e sexualidade. Do ponto de vista prático, pode contribuir, por um lado, com a organização de setores populares e sociedade em geral para uma reflexão sobre “participação/ativismo” e outros mecanismos e processos de construção da cidadania e de fortalecimento da democracia. Por outro, com o Estado, analisando os principais canais de articulação, interlocutores e, até, executores das políticas públicas no âmbito de gênero, corpo e sexualidade.

Evento: I Simpósio Sobre Gênero e Diversidade
Data: 08 a 11 de outubro
Local: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
Informações: 9176-4336/8106-4206
                        ssgeneroediversidade.blogspot.com.br
                       facebook.com/ssgeneroediversidade
                        ssgeneroediversidade@gmail.com
         

Programação

08 de outubro (terça-feira):
16:00h - Credenciamento
18:00h – Cerimônia de abertura
19:00h - Conferência de abertura: “Gênero, Corpo e Poder”
Profa. Dr. Lady Selma - Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Antropologia e Museologia, atuando principalmente no Programa de Pós-graduação em Antropologia e no Curso de Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: gênero, feminismo, cultura popular, raça, identidade e relações entre humanos e animais.
20:00h – Coffe-break
Apresentação musical

09 de outubro (quarta-feira):
08:00h – Mini-cursos:
* Poder e Sexualidades insurgentes
Prof. Richard Leão - Pós-Graduado em Gestão Ambiental, mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Pará. Atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia contemporânea, sociologia do trabalho, políticas públicas e cidadania, pensamento político brasileiro, metodologia do trabalho científico e teoria política, além de experiência no magistério em Sociologia no Ensino Médio.
* Educação inclusiva
Isadora Canto – Psicóloga do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF-Macapá), blogueira (meuamorvenceseuodio.com.br) e psicóloga clinica e secretária de projetos da Federação Amapaense LGBT.
* Erotização e Culto ao corpo
Profa. Rauliette Diana - Filosofa professora e coordenadora do curso de Ciências Sociais da Unifap. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa de extensão, educação, formação de professores, ética e ética profissional, políticas públicas e direito das crianças e dos adolescentes.
* A Questão LGBT no Direito Internacional
Profa. Camila Lippe - Professora de Relações Internacionais, e líder do Observatório Amazônico de Direitos Humanos. Pesquisadora do Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ. Concentra-se nas áreas de Relações Internacionais e de Direito Internacional Público, com ênfase nos seguintes temas: tribunais penais internacionais, política de drogas, migrações, direitos humanos, feminismo e gênero.
* Feminilidade Negra
Profa. Alexsara Maciel – Professora de Ciências Sociais, na Universidade Federal do Amapá, possui mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo e movimento de mulheres negras.
* Gênero. Subjetividade, masculinidade
Instituto PAPAI – Mariana Azevedo - O Instituto PAPAI é composto por homens e mulheres organizados nas equipes pedagógica e administrativa. São profissionais e estagiários/a com formação em Ciências Humanas, Sociais e em Saúde Pública, a maioria com pós-graduação. Será representado neste mini-curso por Mariana Azevedo membro da coordenação institucional do PAPAI.
17:00 – Abertura exposição
17:00 – Vídeo-debate- Com Rebecca Braga- Marcha das Vadias Amapá
18:00 – Expressões poéticas
19:00 – Mesa-redonda: “Conquistas e perspectivas do direito”
Dep. Cristina Almeida (Mulheres Negras)
Celisa Melo (Coord. Mun. Mulheres)
Fátima (FALGBT)
Mediador: Antônio Sardinha

10 de Outubro (quinta-feira)
08:00 – Continuação dos mini-cursos
17:00 – Exposição
17:00 – Vídeo-debate – Com Mariana Azevedo – Instituto PAPAI
19:00 – Mesa-redonda: “O Corpo como Capital”
Prof. Alexandro Colares (Prostituição de homossexuais)
Sra. Lurdes Barreto – GEMPAC (Prostituição feminina)
Sra. Maria Lourdes – UFC (Prostituição Masculina)
Mediador: Isameyre Nascimento
21:00 – Grupo de Marabaixo
11 de outubro (sexta-feira)
16:30 – Comunicação: Apresentação de trabalhos
19:00 – Exposição
19:00 – Conferência de encerramento: “Os desafios do feminismo na atualidade”
Profa. Sueli Carneiro- Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é pesquisadora nas áreas de gênero, raça e direitos humanos.É fundadora/coordenadora do Geledés - Instituto da Mulher Negra(primeira organização negra e feminista independente de São Paulo.
20:30 – Coquetel
20:30 – Apresentação musical
21:30 – Discotecagem


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás