Diocese de Macapá destaca a Juventude nos 79 anos do Círio de Nazaré


“Juventude, Esperança e Fé” destacam o tema central do Círio de Nazaré 2013 em Macapá. O jovem como prioridade na Igreja Católica protagoniza a 79ª edição da maior festa religiosa no Amapá, com o lema, Uma jovem chamada Maria (Lc1, 26-27). Visto que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB priorizou o jovem na Campanha da Fraternidade deste ano, e foi realizada a Jornada Mundial da Juventude com presença do papa Francisco, no Rio de Janeiro, em comunhão, a Diocese de Macapá também escolheu o tema semelhante para celebrar a Fé.

De acordo com o coordenador geral da festa, padre Lourenço a Araújo Filho, os jovens devem ser protagonistas não somente na igreja, mais também na vida, e na esperança de construir a civilização do amor com o seu entusiasmo, criatividade, alegria e coragem. “Os jovens devem ser comprometidos na sociedade, pois é neste meio social que infelizmente muitas vezes ele também é atingido. E esta reflexão tem o objetivo de levar o jovem a construir um mundo mais justo.” Disse.



Novidade
Este ano, a novidade é que a corda que protege a berlinda, e os romeiros seguram pagando promessas será cortada e entregue de lembrança para os devotos, da mesma forma que ocorre no Círio de Nazaré em Belém do Pará, local onde nasceu a tradição. Durante os Círios em Macapá o primeiro ano que o corte da corda acontece.

“Nós sabemos como é importante a atenção e o carinho que os devotos têm a Virgem de Nazaré, Mãe de Jesus. As pessoas fazem seus pedidos, agradecem à Deus pelas graças alcançadas, e muitos devotos esperam a entrega das flores, como tradicionalmente são doadas, porém, são somente 3 mil rosas que envolvem a berlinda durante a procissão,  e por isso nós pretendemos  doar o pedaço da corda para os romeiros também, como recordação. Nós estamos ainda verificando o tamanho da corda, que deve atingir uns 200 metros ou mais.” Completou Lourenço.


Peregrinação
Todos os anos diversas instituições da capital solicitam a visita da imagem peregrina de Nossa senhora de Nazaré. Este ano mais de cinquenta órgãos públicos e privados irão receber a imagem, sete novas instituições pediram a presença da imagem. Durante a programação acontecem missas ou somente a visita acompanhada com uma reflexão. “É uma maneira de Evangelizar, de levar a palavra de Deus para todos que estão nos trabalhos, escolas e presídios” destacou o padre.

A abertura das peregrinações acontece no Palácio do Setentrião, no dia 09 de setembro, juntamente com os representantes e servidores públicos do Governo do Estado. O bispo Dom Pedro José Conti preside a celebração. O encerramento da festividade acorre no dia 21 de outubro com o Recírio.


Atrações
Círio Musical deve atrair a cantora católica de renome nacional, a AdrianaArydese os Cantores de Deus. Bandas e músicos amapaenses também vão animar. Vai acontecero Círio Fluvial, da Juventude e das Crianças entre outras programações em homenagens a Rainha da Amazônia. A data marcanteé o dia da grande procissão, no dia 13 de Outubro, segundo domingo do mês. Aproximadamente 200 mil pessoas participam da procissão, na capital.


Doações
Durante toda a festa religiosa, instituições, empresários e devotos fazem doações que contribuem com os gastos com combustíveis, festas sociais, prêmios para os sorteios, divulgação, fogos de artifícios e água para os romeiros durante as procissões. Ou seja, é um mutirão de solidariedade.  Quem desejar contribuir com doações ou ser voluntário, deve procurar a secretaria da Catedral São José,  localizada na Rua General Gurjão, no bairro Central. 

Informações no telefone (096) 3223-0594.


Objetivo 
A arrecadação da festa deve ser convertida para as obras sociais da Diocese de Macapá. Como por exemplo, para a manutenção da Catedral São José, creches e  instituições de caridade.

Texto:
Mônica Costa - Comissão de Divulgação do Círio de Nazaré em Macapá 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh