24 anos da morte de Raul seixas
Há 24 anos perdíamos um grande artista nacional, Raul Seixas cantor e compositor foi considerado um dos pioneiros do Rock Nacional. Em 26 anos de carreira lançou 21 discos, Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de “contestador e místico”, e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como Aleister Crowley.Depois de sua morte, Raul permaneceu entre as paradas de sucesso.
Foram produzidos vários álbuns póstumos, como O Baú do Raul (1992), Raul Vivo (1993 – Eldorado), Se o Rádio não Toca… (1994 – Eldorado) e Documento (1998). Inúmeras coletâneas também foram lançadas, como Os Grandes Sucessos de Raul Seixas de (1993), a grande maioria sem novidades, mas algumas com músicas inéditas como As Profecias (com uma versão ao vivo de “Rock das Aranhas”) de 1991 e Anarkilópolis (com “Cowboy Fora da Lei Nº2″) de 2003.
Sua penúltima mulher, Kika, já produziu um livro do cantor (O Baú do Raul), baseado em escritos dos diários de Raul Seixas desde os seis anos de idade até a sua morte. Em 2004, o canal a cabo Multishow promoveu um show especial de tributo a Raul, intitulado O Baú do Raul: Uma Homenagem a Raul Seixas. O show, gravado na Fundição Progresso (Rio de Janeiro) e lançado em CD e DVD, contou com artistas como Toni Garrido, CPM 22, Marcelo D2, Gabriel o Pensador, Arnaldo Brandão, Raimundos, Nasi, Caetano Veloso, Pitty e Marcelo Nova (os três últimos baianos, como Raul).
No ano 2012 Raul ganhou uma cinebiografia intitulada Raul Seixas – O Início, o Fim e o Meio, um documentário sobre vida e obra do maior ícone do rock brasileiro, desvendando suas diversas facetas, suas parcerias com Paulo Coelho, seus casamentos e seus fãs, que ele continua há mobilizar 20 anos depois de sua morte.Suas canções com letras inteligentes e provocativas se mantém em alta até os dias de hoje, tais como Gita, Metamorfose Ambulante, Tente Outra Vez, etc. Um artista que marcou seu nome no hall da fama e nos corações de seus fãs.
Fonte:
Comentários
Postar um comentário