Museus promovem programações durante a 11ª Semana Nacional de Museus



De 13 a 19 de maio Museus de todo o Brasil estarão recebendo a programação da 11ª Semana Nacional de Museus. Este ano o tema da semana é Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social. O guia com toda a programação vai estar disponível online na primeira quinzena de abril. Saiba mais sobre a 11ª Semana de Museus.

No Amapá  os museus Joaquim Caetano da Silva, da Fortaleza de São José de Macapá e da Imagem e do Som tem programações especiais durante a 11ª Semana Nacional de Museus. A semana também comemora no dia 18 de maio o Dia Internacional dos Museus.

Neste período, em todo o mundo, os museus planejam suas ações para a discussão e desenvolvimento de eventos que integram durante a semana de museus.

A 11ª Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, que incentiva as unidades museológicas a desenvolverem projetos que exploram não só o aspecto cultural, mas também o social e o educacional.

Os museus do Amapá têm participado ativamente de ações, preparando programações específicas, constituídas por exposições, oficinas, palestras e outras atividades, sempre orientada pela temática estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Este ano, o Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva contará com a parceria das Escolas Estaduais Rivanda Nazaré e Benigna Moreira, que irão receber em seus espaços exposição itinerante e palestra sobre preservação do patrimônio histórico-cultural, que irá atender a comunidade escolar das zonas Norte e Sul de Macapá.

O museu também terá como parceira a Banda Placa, que será responsável pela exposição "Nossa Herança Cultural" e projeção de vídeos, resultantes dos projetos culturais desenvolvidos pela banda, que poderá ser acessado pelo público no prédio do museu.

O Museu da Imagem e do Som irá promover diversas atividades, exposições, seminários, oficinas, palestras e painéis. Além de mesa redonda, encontros culturais, cinema e fotografia. Vários grupos culturais independentes estarão participando, contando seus relatos e experiências na gestão cultural da arte.

Na Fortaleza de São José de Macapá uma extensa programação será desenvolvida com diversas atividades educativas, artísticas e culturais; palestra sobre atividades em Memória Afrodescendente; oficina de artesanato para alunos da rede pública; teatro de bonecos; exibição de documentários, entre outras. A programação se estende até o dia 25 de maio.

Por:
Dorislene Muniz/Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh