DAQUIPRALI
Cartografia
de um corpo em transição
Entre o “AQUI” e o “ALI”,nosso foco está no “ENTRE”, nas fronteiras borradas, no espaço movente, no corpo em migração constante, no movimento que surge do contato com o outro e com o ambiente. DAQUIPRALI é uma performance de dança, criada para ser apresentada nas ruas dos centros urbanos, foi livremente inspirada nos corpos dos andarilhos urbanos, personagens mundanos que transitam e, por vezes habitam, a arquitetura dos centros das cidades; e o corpo do Caboclo de Lança, figura caminhante e dançante da manifestação popular do Maracatu rural de Pernambuco.
Na performance podemos ver o diálogo indisciplinar entre o universo do popular vindo do folclórico e o popular no sentido do que é comum a muitos, do povo. A performer carrega em seu corpo todo material necessário para o acontecimento da ação, incluindo aí equipamento de som e material de cena. Esta, por sua vez, traz os tons e as texturas rueiras, apontados com certa dose de gambiarra, característica tão visível nas ruas.
Em 2010, momento de estreia da performance, daquiprali contou com os prêmios Funcultura-PE e Klauss Vianna e se apresentou nas cidades de Rio Branco, Manaus, Porto Velho, São Luís e Recife. Atualmente é subsidiado pelo prêmio Procultura 2011/Funarte e já se apresentou nas cidades de Campo Grande e Cuiabá. O próximo trajeto da performance é Macapá-AP, nos dias 02 e 03/04, na Av. na Rua Cora de Carvalho, esquina com a São José as 12h e na Casa do Artesão as 17h.; e Belém-PA, nos dias 05 e 06/04, na Rua 16 de Novembro e na Praça da República, as apresentações acontecem sempre ao meio dia. Além da performance, este projeto oferece também uma palestra ambulante, que antecederá as apresentações.
Por. Viviane Madu
Comentários
Postar um comentário