Seafro realiza celebração para o dia internacional de combate discriminação racial


A Secretaria Extraordinária de Políticas para o Afro-descendentes (Seafro) estará realizando hoje (21) a celebração do dia Internacional de combate a discriminação racial, com programação no Mercado Central de Macapá.


Segundo a Marilda Leite secretária da Seafro, além das apresentações de marabaixo e de danças típicas das áreas quilombolas do Amapá, o evento estará fazendo uma crítica a sociedade, que mesmo após tanto tempo de discussões e debates, em muitos casos ainda continua a ter pensamentos racistas.


Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Shaperville.


“Essa celebração é em relação aos ganhos que os negros vêm obtendo no decorrer de décadas de lutas contra o pensamento racista. E para dar uma maior contribuição estaremos realizando pequenas intervenções, dos próprios participantes do encontro, para que esse dia não seja relembrado apenas por apresentações de danças, mas também dando espaço para desabafos e contribuições” explicou Marilda.


“Além das intervenções estaremos promovendo o fortalecimento do combate ao racismo, pois hoje tais conceitos parecem estar sendo dissipados da mente da população” disse a secretária.




O Massacre de Shaperville:

Em 21 de março de 1960, 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.


Além dessa ocasião esse dia é representado por outros ganhos como as conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos, sem contar com o reconhecimento em 1997, nessa mesma data, do Zumbi dos Palmares como um herói nacional.


O que é discriminação racial?

A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil, diz quê:


"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh