Amapaense ganha reconhecimento nacional em prêmio dado a pequenos empreendedores
No dia 08 de março a empreendedora Creuza de Souza Távora, foi agraciada com o segundo lugar nacional, do Prêmio Mulher de Negócio, realizada pelo Sebrae, que em todos os anos destaca as melhores empresárias do país, destacando as melhores histórias de vida empreendedora.
A microempreendedora amapaense concorreu com 16 mil empreendedoras de todo o Brasil, que no decorrer de 2011 foram enviando suas histórias de negócio, para que o Sebrae pudesse destacar as melhores. Nesse período Creuza ganhou um reconhecimento Estadual, pois o Sebrae Amapá a escolheu como empreendedora do ano passado, e tal título lhe deu a oportunidade de concorrer pelo prêmio nacional na mesma categoria nesse ano.
“Esse foi o maior reconhecimento já alcançado por mim, que estou no mercado da Floricultura há 20 anos. Mais todo esse prestígio não foi conseguido de forma fácil, pois em tanto tempo no mercado, passei por etapas difíceis, que aos poucos vão ficando para trás.” contou Creuza.
A empresária contou ao Jornal do Dia, que o seu início no ramo se deu por um acaso, pois a ideia surgiu em meio ao enterro de um tio, que segundo foi descrito por Creuza teve grande importância em sua vida.
“Essa foi uma perda muito dura para a família, principalmente para minha mãe, que estava perdendo o último irmão que ainda estava vivo, parente esse que a ajudou muito no momento em que ficou viúva” iniciou a empresária com lágrimas aos olhos.
“A ideia surgiu no dia do enterro do meu tio, pois nós queríamos dar um belíssimo adeus a ele, que muito se dedicou a família, porém na época não existiam muitas floriculturas, então eu e meus irmãos fomos pedindo de casa em casa, flores dos jardins para enfeitar o caixão. Conseguimos nosso objetivo, pois encontramos muitas flores, chegamos ao enterro, enfeitamos o termo branco ao qual ele estava vestindo. Mas não nos atentamos para algumas formigas que vieram juntos, e quando percebemos a roupa de meu tio estava cheio de formigas, que saiam das rosas” continuou a empresária.
Segundo ela foi nesse momento em que decidiu abrir seu negócio, pois vendo a carência do mercado, pode começar a dar os primeiros passos. “Mas não bastava apenas abrir o negócio era preciso ter especializações, e foi o que eu fiz, pois após perceber que estava conseguindo crescer, procurei instituições que fornecessem cursos para os micros e pequenos empresários. E é com toda essa coragem e força de vontade que chego hoje a ter esse reconhecimento nacional” concluiu a empresária.
Além do reconhecimento nacional a empresária ganhou a oportunidade de fazer um dos melhores cursos de empreendedorismo e qualidade, ofertado pela Fundação Nacional da Qualidade, que é parceira do Sebrae no prêmio e reconhecida a nível nacional por seus cursos.
O Prêmio:
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) reconhece, em nível estadual, regional e nacional, histórias de mulheres de negócio, que transformaram seus sonhos em realidade. Com o intuito de que as experiências premiadas inspirem a outras mulheres a se tornarem empreendedoras.
A premiação é realizada pelo Sebrae, por meio da SPM – Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, BPW Brasil e FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.
Requisitos para participar:
O prêmio é dirigido a mulheres empreendedoras com mais de 18 anos que sejam proprietárias de micro e pequenas empresas ou membros de cooperativas e associações de pequenos negócios produtivos com geração de trabalho e renda.
As empresas, cooperativas ou associações deverão estar formalmente estabelecidas há pelo menos um ano de exercício fiscal. O faturamento anual máximo é de até R$ 2.400.000,00. O domicílio fiscal deve ser no estado em que estiver concorrendo.
Comentários
Postar um comentário