Comissão Estadual da Verdade do Amapá promove 1ª Audiência Pública
A Comissão Estadual da Verdade do Amapá (CEV-AP) promove nesta terça-feira, 10, no auditório da OAB-AP, a partir das 8h30, a 1ª Audiência Pública. O então prefeito do município do Amapá, Leonel Nascimento, dará testemunho sobre a repressão e a censura vivida na época da ditadura civil-militar.
A audiência será conduzida pelo gerente de Relações Institucionais e com a Sociedade Civil da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Márcio Kameoka.
A audiência faz parte da programação dos 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No período da tarde, ocorrerá na Escola Estadual Nanci Nina da Costa, a partir das 14h, a exibição e debate do documentário "Anistia 30 anos" e às 18h30, no auditório da OAB, haverá um painel acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Leonel Nascimento
Nasceu no dia 13 de abril de 1922, em Ilhéus, na Bahia, filho de Domingos Francisco do Nascimento e de Maurícia dos Anjos Nascimento, cursou engenharia civil na Escola Politécnica da Bahia. Em 1946, veio para o Estado do Amapá, onde trabalhou como professor na Escola Isolada de Porto do Céu e logo depois no colégio Barão do Rio Branco. Anos mais tarde, exerceu a atividade de topografo e construtor de ramais e estradas.
No período de 1964 a 1975, desempenhou a atividade de prefeito no município do Amapá, foi alvo de perseguições pelos governantes locais, devido posição contrária à governança da época, o que ocasionou a cassação do mandato de prefeito em 1975.
No ano de 2003, recebeu da Câmara de Vereadores de Amapá, o Título de Cidadão Amapaense, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município. E no mesmo ano, ganhou a medalha de honra pela Confraria Tucuju.
Fonte:
Petrônio Valente/Comissão Estadual da Verdade
Comentários
Postar um comentário