Cirurgiã Zeneide Souza lança livro que narra seus desafios e conquistas do Acre ao Amapá


cirurgiã plástica Zeneide Alves de Souza coloca no mercado amapaense, no próximo dia 12, o livro “Desafios de uma cirurgiã plástica na Amazônia”, que conta sua história de vida. Acreana, com uma trajetória de conquistas que a trouxe ao Amapá, ela resolveu relatar seus passos, da vida nos seringais à academia, até se tornar no estado, a mais requisitada especialista em sua área, e com reconhecimento de grandes cirurgiões e entidades médicas brasileiras. O livro foi lançado em outros estados e chega agora em Macapá, terra escolhida pela autora para aportar.

Dona de uma memória intacta, Zeneide escreveu o que ouviu de sua mãe, e o que viveu, da infância até se aposentar, após 54 anos de dedicação ao serviço público no Amapá. A intenção, ao escrever o livro, não foi somente falar de si própria, mas sim dos desafios de uma mulher amazônida, ao ter que vencer na vida. Ela nasceu no início da década de 40, é casada com Cláudio Cavalcante e não teve filhos biológicos, mas se dedicou à educação e criação de Teresinha de Jesus Souza e Marco Aurélio Souza.


Durante 18 anos foi a única cirurgiã plástica do Amapá, o que a tornou uma profissional de grande importância para a saúde dos moradores. Foi referência no tratamento de uma das maiores mazelas das mulheres que vivem na Amazônia, o escalpelamento, que ela conta mais de 200 procedimentos. Também atuou intensamente na recuperação de vítimas de incêndios, em 30 anos atendeu em média 350 queimados por ano. Seu recorde mensal foi de 197 cirurgias na rede pública. Contabilizando as cirurgias estéticas, a médica acredita ter realizado mais de 10 mil operações.

O incentivo para escrever o livro partiu de amigos e da família, que acompanham a saga da autora e sabem de sua importância para a saúde e estética dos amapaenses. A obra entremeia os fatos de sua vida com os do Amapá, o ambiente social e político, conta a história de Zeneide e a do estado. Proporciona conhecimento sobre a determinação desta mulher para conquistar seu espaço, e uma volta ao tempo, do Território até nossa história mais recente.

O respeito que preserva no país é comprovado no prefácio, que foi escrito pelo doutor José Humberto Cardoso, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). “Desafios de uma cirurgiã plástica na Amazônia”, foi lançado em novembro no Rio de Janeiro, e no último final de semana em Belém. Depois de Macapá, a autora segue para sua terra natal, Acre, e Fortaleza.

Serviço:
Lançamento: 12 de dezembro
Local: Monumento Marco Zero do Equador
Hora: 20h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh