Sociedade civil e autoridades debatem educação ambiental e desenvolvimento sustentável no Amapá
Uma das marcas do Festival Quebramar é a transversalidade, onde convidados e público debatem diversos temas durante todo o evento. O tema meio ambiente, desde 2012, vem sendo uma das principais pautas de discussão do Quebramar. Ativistas e agentes da frente Nós Ambiente (grupo que utiliza dinâmicas e tecnologias do Fora do Eixo, para as questões relativas à Cultura, Sociedade e Meio Ambiente), trazem ao Amapá debates acerca das questões socioambientais e do uso sustentável dos recursos naturais, em destaque no Brasil e no mundo.
O Quebramar proporcionará encontros das principais lideranças nacionais e locais, para debaterem aFiscalização e Monitoramento da Costa do Amapá, Plano de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA), Petróleo no Amapá sob Interesses Internacionais, Agroecologia e Monocultura no estado.
Na quarta-feira, 28, os moradores do Complexo Residencial do Mucajá receberão uma oficina de plantio de mudas no local, com início às 16h. A oficina será ministrada por Renato Baena do Grupo Beija-Flor, que busca discutir, difundir e viver a permacultura, síntese de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis no Amapá.
Já na quinta-feira, 29, às 17h, na UEAP , ocorrerá o II Encontro Nós Ambiente com o senador João Alberto Capiberibe (PSB-AP); do secretário de Governadoria da Prefeitura Municipal de Macapá e professor do Curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Charles Chelala; o professor do Curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Marco Antônio Chagas e; do secretário Estadual do Meio Ambiente, Grayton Toledo debatendo o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA).
Ainda na UEAP, a partir das 18h15, o tema “Petróleo no Amapá sob Interesses Internacionais” será debatido pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP); pelo professor no Curso Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Marco Antônio Chagas; professora no Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Lourenne Maffra e; o secretário Estadual de Meio Ambiente, Grayton Toledo.
Todas as atividades de formação do Festival Quebramar são gratuitas e possuem certificação ao final de cada atividade.
Em 2012, o Quebramar trouxe ao Amapá ativistas e agentes do Amazonas, Minas Gerais e São Paulo para cumprir uma agenda positiva de oficinas, imersão e encontros com autoridades e movimentos socioambientais do estado.
A agenda dos ativistas do Fora do Eixo e do Movimento Brasil pelas Florestas contou com visitas à RPPN REVECOM no município de Santana, à comunidade quilombola da APA do Curiaú, Parque Zoobotânico e Museu Sacaca. Além das reuniões técnicas com o Ministério Público Estadual, com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Veja a programação completa do Nós Ambiente durante o Festival Quebramar 2013:
Quinta-feira (28/11)
Tema: Oficina de Reconstruções no Mucajá (Beija flor) com Renato Baena (PA)
Horário: 16h às 18h
Local: Conjunto Residencial Mucajá
Tema: Plano de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA)
Horário: 17h às 18h
Convidados:
Senador João Alberto Capiberibe (PSB-AP)
Charles Chelala (PMM)
Marco Antônio Chagas (UNIFAP)
Grayton Toledo (SEMA)
Otto Ramos (Mediador)
Tema: Petróleo no Amapá sob Interesses Internacionais
Horário: 18h15 às 19h15
Convidados:
Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)
Marco Antônio Chagas (UNIFAP)
Laurenne Maffra (UNIFAP)
Grayton Toledo (SEMA)
Otto Ramos (Mediador)
Sexta-feira (29/11)
Tema: Agroecologia e Monocultura no Amapá com exibição de filme e roda de conversa
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório da Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda
Convidados
Amanda do Lago - Grupo Beija-Flor
Agricultores Locais
Secretaria de Desenvolvimento Rural
EMBRAPA
Sábado, 30 de Novembro de 2013
Entrega das doações de livros arrecadados durante o festival + Ação na APA da Fazendinha com o Grupo Beija-Flor (instalação de lixeiras)
Horário: 8h às 10h
Local: APA da Fazendinha
Introdução à Permacultura com o Grupo Beija-Flor (Etapa 1)
Horário: 15h às 17h
Local: APA da Fazendinha
Domingo, 01 de Dezembro de 2013
Plantio de Mudas
Horário: 8h às 10h
Local: Conjunto Residencial Mucajá
Introdução a Permacultura com o Grupo Beija-Flor (Etapa 2)
Horário: 15h às 17h
Local: APA da Fazendinha
Fonte:
--
Assessoria de Comunicação
(96) 8127-8495/ 3225-1281
@karenpimenta_
skype: karenpalafita
Comentários
Postar um comentário