Música para o sábado a noite - Música de Aquecimento
Viajando pela internet descobrir algo incrível, certo, não tão incrível apenas interessante, a música Hey Ya do Outkast foi a primeira que encontrei que tem uma página no Wikipédia destinada aos seu enredo e composição [deve existir outras, mas não tenho conhecimento].
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Hey Ya!" (em português: "Ei, Você!") é uma canção composta e produzida por André 3000 para seu álbum de 2003, The Love Below, parte do álbum duplo do OutKast, Speakerboxxx/The Love Below. A canção tem influências de funk e rock. Um videoclipe foi produzido com André 3000 junto com oito versões diferentes dele mesmo, tocando em comparação com os Beatles por imitar a performance deles de 1964 em The Ed Sullivan Show. A canção recebeu muitos elogios da crítica musical, além de vencer um Grammy Award para Melhor Performance Urbana/Alternativa no 46º Grammy Awards.
Junto com "The Way You Move", gravada pelo outro membro do OutKast, Big Boi, "Hey Ya!" foi lançada pela LaFace Records em Setembro de 2003 como um dos dois singles líderes do álbum (veja 2003 na música). Ele se tornou um sucesso comercial, alcançando o top 5 da maioria das paradas em que entrou, além de chegar ao topo da Parada de Singles ARIA, Billboard Hot 100, entre outros. A canção popularizou a frase "shake it like a Polaroid picture" (em português: "balance como uma foto de Polaroid") na cultura popular, e a Polaroid Corporation usou a canção para revitalizar a percepção do público com seus produtos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Outra citação a essa música encontrei em um artigo do Portal Operários da Web que trouxe uma postagem com as dez músicas, que de acordo com cientistas são capazes de melhorar o humor.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O artigo fala que um grupo de neuro cientistas resolveram estudar a influencia das músicas no cérebro das pessoas, visto que essa expressão artística move o mundo hoje em dia. o que era para ser um artigo de analise a influencia da música acabou listando dez que provocaram mudanças de humor nos ouvintes e as classificaram como as músicas para mudar o humor.
São Elas:
Sexy Dancer (Prince)
Let The Good Times Roll (BB King)
Surfing USA (Beachboys)
Victory (Curtis Mayfield)
Three Little Birds (Bob Marley)
Got My Mojo Working (Muddy Waters)
Sunny (Boney M)
I Believe In a Thing called Love (The Darkness)
Take Your Mama (Scissor Sisters)
Hey Ya (Outkast)
Mingi Mingi (Norman Jay)
Harder Better Faster (Daft Punk)
Moving on Up (M People)
1812 Overture (Tchaikovsky)
A pesquisa em questão foi liderada pelo neurocientista Dr. Jack Lewis, que além de doutor, possui PhD (último e mais alto título acadêmico) na área. Ou seja, o cara tem bala-na-agulha para falar oque bem entender.
Em sua pesquisa, Lewis utilizou o já conhecido serviço de streaming de músicas RaRa.com, e a influência apresentada no cérebro de cada um dos usuários do serviço, diferenciando-os de acordo com o estilo musical que os mesmos escutavam. O neurocientista pode então traçar o “perfil feliz” da música, que é capaz de transmitir a sensação de alegria e tranquilidade para o ouvinte. Esse perfil é composto de um vocal suavemente agudo, e uma melodia rápida e previsível (isso explica porque os sertanejos brasileiros com 2 estrofes fazem tanto sucesso).
Segundo o cientistas, ouvir as músicas dessa lista pode ser tão prazeroso quanto praticar sexo, ou comer uma deliciosa barra de chocolate.
Obviamente, levando em consideração que o cientista analisou um perfil americano encontrado em uma maioria de usuários de um serviço de streaming específico, não deve-se considerar a lista acima como regra única para uma música te fazer bem.
Seguindo essa linha de raciocínio, o estudo ainda comprovou que na maioria dos casos em que um outro tipo de música conseguiu estimular partes do cérebro responsáveis pela felicidade, foi quando as músicas aludiam a um fato importante da vida do ouvinte (a música de um primeiro encontro, da sua infância ou algo semelhante).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentários
Postar um comentário