RPG NA COLUNA DELES


Se você está com problemas de coluna basta você fazer uma sessão de RPG para acabar as dores. Pegue alguns dados D6; D10; D12; D20 e D100; chame os amigos e um mestre com um bom guião (script) e comece a aventura.

Foi isso que pensei quando ouvi um fisioterapeuta falando que o tratamento de RPG é uma ótima atividade para corrigir a postura e acabar dores na coluna. [Claro que não era isso ele queria informar].

O RPG (Reeducação Postural Global) é uma prática fisioterapêutica, que ganha cada vez mais adeptos e vem salvando muitas pessoas que sofrem de lombalgia, nome científico das dores na coluna que o tempo e o estilo de vida ocasionam.


A lombalgia tem impacto não só sobre a qualidade de vida dos pacientes, como também sobre sua capacidade produtiva, já que é a principal causa de afastamento temporário do trabalho no país e também o principal motivo que leva pacientes a consultórios, de acordo com o Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária (Inbravisa). Nos Estados Unidos é a segunda causa de absenteísmo no trabalho e representa 25% do total de dias de trabalho perdidos, de acordo com o site da publicação “Medical Clinics of North America” (http://medical.theclinics.com/), especializada em pesquisas.


Um dado interessante é que um a cada três brasileiros sofrem com problemas na coluna, e poucos procuram tratamentos para isso, só tomando alguma atitude quando as dores tornam-se insuportáveis. De acordo com Carla Carvalho Sanches, fisioterapeuta, atualmente, as mulheres são mais acometidas, mas o número de homens com problemas na coluna vem crescendo.

Ainda segundo a fisioterapeuta, os problemas de coluna são silenciosos no início e os pacientes só começarão a apresentar os sintomas quando o desgaste da coluna estiver em um estágio mais avançado. Os primeiros sinais são dores musculares que evoluem para um a dor irradiada. “Em casos mais graves, os pacientes apresentam redução da força muscular”, disse.

E essa necessidade de obter mais tipos de atendimento médicos começam a transformar áreas, que antes eram vistas como sendo exclusivamente da elite social, em especialidades mais comuns entre o atendimento público, como fisioterapêuticas e  nutricionistas [mas essa presença ainda é tímida].

Claro que cometi um erro em relacionar RPG (Role-playing game) com RPG (Reeducação Postural Global) mas seria legal curar as dores de coluna jogando, pelo menos as pessoas fariam tratamentos mais conscientemente, ou não, pois o RPG (jogo) é visto por algumas doutrinas religiosas como uma forma de demônios atingirem silenciosamente a juventude.

Para esse pensamento só tenho algo a dizer "JOGO RPG E NÃO MATO OS MEUS PAIS".

Fontes:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh