Amapá registra primeira morte por H1N1 em 2013 (Fonte: Portal G1 Amapá)

Maiara Pires - Do G1 AP



A Divisão de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quinta-feira (6) a primeira morte pelo vírus influenza H1N1 em 2013. A vítima foi um motorista de 54 anos que ficou internado durante quatro dias no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), em Macapá, e morreu em 29 de maio de 2013.

Neste ano, seis casos da doença já foram confirmados no Estado, incluindo o caso do motorista infectado.

O diagnóstico do tipo viral do paciente foi informado à Sesa pelo Instituto Evandro Chagas, localizado no estado do Pará, para onde são encaminhadas as amostras de material destinadas ao exame que detecta a doença.

De acordo com o histórico do paciente, o motorista deu entrada no Hospital de Emergências de Macapá (HE) em 23 de maio, quatro dias depois que começou a apresentar em casa, sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), entre eles, febre intensa, cansaço, dor abdominal e dor de cabeça.


Segundo o chefe da Divisão de Epidemiologia, Patrício Almeida, o paciente foi encaminhado para isolamento ainda no Hospital de Emergências, com suspeita de pneumonia, sendo em seguida transferido para o HCAL, onde o quadro clínico acabou evoluindo. “A influenza é tão preocupante quanto uma gripe. Por isso é importante procurar atendimento médico o quanto antes ao detectar os sintomas”, alerta Almeida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh