Fundação Nacional de Artes realiza intercambio no Amapá



Depois de passar pelo Rio Grande do Sul, o Projeto Brasis – contemplado na Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, segue para a região Norte do Brasil. Entre os dias 12 e 14 de abril, o município de Macapá, no Amapá, recebe a equipe do projeto, que se propõe a realizar uma experiência pioneira de residências inter-regionais com a participação de artistas de diferentes regiões do Brasil.

Além de estimular o debate sobre a importância das residências na formação e produção do artista – e dos ganhos para a cena cultural da cidade que participa do intercâmbio –, a ideia é buscar artistas locais, escolhidos por meio de uma seleção aberta, para vivenciarem trocas nas quais não somente eles sejam beneficiados, mas toda a cadeia produtiva. A expectativa é que o projeto, a médio e longo prazo, se consolide como uma rede que estimule os próprios artistas a crescerem em seu ofício e se tornarem autores de propostas de intercâmbios desta natureza.

Entre os temas que serão abordados durante os encontros estão: “Diálogos em Rede”, “Processos Colaborativos”, “Exemplos de Projetos de Residências Autogestionadas” e “Produção de Múltiplos na Arte Contemporânea”. Os próprios participantes dos encontros deverão selecionar o artista que virá para a sua cidade, criando com o grupo uma série de critérios a serem adotados e a forma como o trabalho será feito. As vagas serão preenchidas mediante distribuição de senhas, uma hora antes do evento. As próximas etapas do projeto serão realizadas, em breve, em outras três cidades brasileiras: Aracaju (SE), Macapá (AP) e Corumbá (MS).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh