Sindicato dos Rodoviários afirma que atrasos nas linhas acontecem por conta da falta de fiscalização da Ctmac.


Na semana passada o Jornal do Dia retratou a realidade de dona Iracy de Fátima, que trabalha no Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) e todos os dias tem dificuldade de chegar no horário em seu serviço, por conta dos atrasos dos ônibus nos terminais nas primeiras horas do dia.

Nesse mesmo dia a reportagem do Jdia entrevistou Huan Carlos Ferreira, representante da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá - Ctmac (extinta Emtu) que contou que há um déficit de fiscais no órgão, que impedem uma cobertura completa do cumprimento do horário dos coletivos da Capital, “Temos 17 terminais em Macapá, sendo que é apenas um funcionário em cada terminal para fiscaliza os horários. O trabalho torna-se difícil, pois existem terminais que o fluxo é muito grande” comentou na época. O representante ainda ressaltou que não descartava a possibilidade de que os atrasos, também sejam ocasionados pela má vontade dos motoristas.

Em relação a esse último comentário o Sindicato dos Rodoviários (Sincottrap) pediu direito de respostas ao Jornal do Dia, pois segundo ele a realidade apresentada pelo representante do Ctmac não condiz com a realidade.

“O que queremos deixar claro é que esses atrasos não são ocasionados pela má vontade dos trabalhadores, pois esses só cumprem ordens. E o fato dos ônibus não saírem no horário é explicado pela falta de fiscalização da Emtu, que por não conseguir manter um controle sobre os empresários acabam transferindo essa culpa para o trabalho, que está querendo ganhar o pão de cada dia” contou Carlos Clay presidente do Sincottrap.

O Presidente contou que essa quebra nos horários é mais uma tática dos empresários em tentar reduzir seus gastos e aumentar seus lucros. “Quando um ônibus não sai no horário, é porque a empresa acha mais vantajoso segurar a linha por mais um tempo, até o momento que acham propício, ai sim eles fazem de tudo para tirarem o coletivo do terminal” contou.

De acordo com Carlos Clay essa é a verdadeira realidade, e é muito bem retratada nas primeiras horas do dia, pois geralmente a primeira viagem do dia, não pega muitos passageiros, fato que de acordo com o olhar do empresariado não trás lucro algum. “Ou seja, eles optam em segurar naquele momento, e só liberam o coletivo em horários que sabem que atenderá um maior número de passageiros” acrescentou.

Para o Sincottrap com esse comentário a Ctmac só está tentando transferir a sua responsabilidade e seus déficits para a conta dos rodoviários, que não tem nenhuma responsabilidade em cobrar o cumprimento do horário. “É muito fácil tirar a sua responsabilidade e tentar nomear um culpado, mas enquanto eles fazem isso à população está perdendo, pois ela sim é prejudicada com esse não cumprimento dos horários” ressaltou Carlos.


Por: Anderson Calandrini

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