Programa Parlamento Jovem 2015 está com as inscrições abertas


Estão abertas, até o dia 12 de junho, as inscrições para os alunos que queiram participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2015. Realizado pela Câmara dos Deputados, o programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos parlamentares federais. O programa, que está na sua 12ª edição, ocorrerá entre os dias 21 e 25 de setembro.

No Amapá, apenas um representante será selecionado. Esse número é dado proporcionalmente ao tamanho da bancada federal do Estado. O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa que busca contribuir para o desenvolvimento de uma das dimensões da cidadania, que é o conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa, assim como a importância das discussões nas escolas sobre temas como política, cidadania, participação popular e controle social.

"São várias etapas e a seleção final é feita pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Estamos levando para as escolas a importância de se debater a cidadania para que o aluno possa conhecer de fato como funciona o parlamento", destacou a coordenadora do programa Parlamento Jovem no Amapá, Eurenice Fontoura.

Para ela, o interessante é que esse aluno volta da experiência vivida com uma nova visão de política e com o entendimento que exercer a cidadania é muito mais que apenas votar é participar ativamente das decisões políticas do país.

Para participar, o estudante deve ter entre 16 e 22 anos completos até a data da realização do evento. Deverá também estar regularmente matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou privadas, ou no 2º, 3º e 4º anos do ensino médio integrado, e não pode ter participado como deputado jovem em nenhuma das edições anteriores.

Uma vez atendidos os critérios acima, o candidato a parlamentar jovem deverá também escrever um Projeto de Lei, pautado na realidade do país, com uma proposta de solução.

A documentação deverá ser entregues (projeto de lei de sua autoria, ficha de inscrição completamente preenchida e demais documentos) diretamente à coordenadora estadual do PJB, Eurenice Fontoura, na Secretaria de Educação da Educação (Seed) localizada à Avenida FAB, 0096 - Centro, Macapá - AP, e ainda por e-mail, (amapá.pjb2015@gmail.com). O projeto de lei e a ficha de inscrição deverão estar em arquivo do Word e os demais documentos deverão ser digitalizados.

Mais detalhes sobre o programa podem ser encontrados no endereço eletrônico www.camara.leg.br/pjb ou solicitadas pelo e-mail diem.seed@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás