Projeto Peixe Vivo abre programação da Semana Santa no Pacoval


Neste sábado, 21, o Projeto Peixe Vivo chegará pela terceira vez à Feira do Produtor, no bairro Pacoval. Implementado pela Prefeitura de Macapá como parte do Programa de Incentivo à Piscicultura, que proporciona à população a oportunidade de uma alimentação de qualidade a preço acessível, o projeto tem mudado o cotidiano também dos produtores familiares. 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município (Semdec), que desenvolve o programa desde 2013, calcula que para a Semana Santa serão colocadas no mercado 7 toneladas de peixe vivo das espécies Tambaqui e Pirapitinga, ao preço de R$ 9,00 o quilo. É através da Semdec que os produtores dos polos de Fazendinha, Coração, Ambé, Pacuí, Maruanum, Tessalônica, e comunidades quilombolas de Conceição do Macacoari, Curiaú e Mel da Pedreira recebem os insumos necessários para se tornarem piscicultores. Atualmente estão cadastrados no programa 300 produtores, que são atendidos com escavação de tanques, doação de alevinos e transporte adequado da produção até os postos de venda. Sob a supervisão técnica dos profissionais da secretaria, os produtores veem na piscicultura uma excelente alternativa para aumentar a renda familiar. A capacitação que recebem é refletida nos tanques criatórios e em seus sorrisos, ao constatarem que o programa alcançou o sucesso e a qualidade tão esperados.

Durante esta semana, a titular da Semdec, Suely Collares, esteve no distrito do Coração para acertar os últimos detalhes do fornecimento de peixe vivo para Semana Santa, e também para ouvir dos produtores suas experiências e expectativas. “O programa vivenciado pelos produtores está sendo determinante para a melhoria da qualidade de vida. A ausência do atravessador, além do aumento da produção, fazem com que o preço caia e, em decorrência disso, todos têm acesso ao peixe, em especial, famílias de baixa renda. É muito gratificante”. Erinaldo Siqueira, presidente da Associação dos Produtores de Vila Valdemar, no distrito do Coração, sabe bem o que é isso. “Através do incentivo da prefeitura, nós, produtores, temos a oportunidade de colocar metas para o futuro e começar a caminhar com nossas próprias pernas. Cada vez mais melhoramos nossa produção”. Opinião compartilhada pela piscicultora Maria Ivanete Oliveira. “O diferencial é que a prefeitura está sempre de portas abertas pra gente. Com a atenção que recebemos, podemos ajudar nossa comunidade”, afirmou.


A Semdec está desenvolvendo o projeto de instalação de uma fábrica de ração e de um laboratório de alevinos para impulsionar a produção e tornar o preço do peixe vivo comercializado ainda mais baixo. O resultado é que, até o peixe chegar à mesa do consumidor, a vida de muita gente vai mudando para melhor. A programação deste sábado, com uma tonelada de peixe vivo à venda, iniciará às 7h30, no Pacoval. Em razão do período da Semana Santa, a Prefeitura de Macapá estará com dois postos de venda funcionando das 7h30 às 12h, nas zonas norte e sul:

Zona norte
Dia 01/04 – Praça Chico Nóe (Laguinho)
Dia 02/04 – Subprefeitura da Zona Norte
Dia 04/04 – CEU das Artes (Infraero II)

Zona sul
Dia 01/04 – Arena do Zerão (Zerão)
Dia 02/04 – Arena da Fazendinha
Dia 04/04 – Praça do Mercado Central


Texto e fotos: Ruth Helena Carrera/Asscom Semdec

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás