Celebração do Equinócio das Águas no Marco Zero do Equador terá vasta programação

Foto: Andreza Sanches

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), definiu a programação do fenômeno natural Equinócio das Águas. O evento acontece na próxima sexta-feira, 20, no monumento Marco Zero do Equador.

A programação contará com atividades de cunho turístico, educacional, cultural, científico, astronômico e social. Durante o dia, estudantes do projeto a Escola Vai ao Meio do Mundo e a comunidade em geral poderão prestigiar exposição e experimentos científicos, planetário e laboratório móvel.

A partir das 19h10, acontece a cerimônia oficial e a celebração do fenômeno do Equinócio das Águas e, após às 20h, o encerramento com show cultural.

Segundo a titular da Setur, Syntia Lamarão, as ações pretendem contribuir com a valorização turística, social, cultural e ambiental, através de informações sobre astronomia, meio ambiente, uso da água e o fenômeno do Equinócio. "Vamos contar com o apoio de alunos da Universidade Federal do Amapá, para explicar sobre o Equinócio, e da Universidade Estadual do Amapá, para ajudar na sensibilização ambiental e suporte técnico", comentou.

A celebração do fenômeno terá o apoio dos seguintes parceiros: Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Companhia de Eletricidade do Amapá (Cea), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Polícia Federal, Prefeitura Municipal de Macapá, Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Equinócio das Águas

O equinócio é a incidência do sol no monumento Marco Zero do Equador, na linha que divide os hemisférios Norte e Sul. O fenômeno, que faz dia e noite terem a mesma duração, ocorre durante dois momentos: em março, conhecido como Equinócio da Primavera ou das Águas, e em setembro, chamado de Equinócio de Outono.

Programação do evento
Sexta-feira, dia 20
8h às 12h: Visita das escolas - Projeto a Escola Vai ao Meio do Mundo
Visita a exposição e experimentos científicos
Visita ao Planetário
Visita ao Laboratório Móvel
14h às 17h30: Visita das escolas - Projeto a Escola Vai ao Meio do Mundo
Visita a exposição e experimentos científicos
Visita ao Planetário
Visita ao Laboratório Móvel
19h10: Cerimônia oficial - Pronunciamento das autoridades
19h45: Celebração do fenômeno do Equinócio - Apresentação de Grupos de Marabaixo
Queima de fogos e Sky Paper no estacionamento do Monumento
20h às 23h: Show cultural


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás