O dia que o Big Ben parou


Quem acompanhou os noticiários nacionais provavelmente assistiu a uma matéria sobre a paralisação do Relógio Big Ben, localizado em Londres, para uma manutenção em suas quatro faces. Desde o ano de sua inauguração, em 1859, o relógio nunca havia passado por uma manutenção e pela primeira vez na história parou, mesmo que conscientemente.

Se tudo ocorrer como o planejado o relógio mais famoso do mundo só deverá parar novamente daqui a 150 anos para uma nova manutenção. Então quem viu o obelisco parado viu, quem não viu, só daqui a 150 anos, ou até que aconteça algo trágico. [Se a raça humana não morrer de forma instantânea é claro].



Aproveitando o ensejo fiz algumas pesquisas sobre o relógio e descobrir que Big Ben não é o marcador do tempo e sim o Sino de 13 toneladas, que fica em uma das Torres do Palácio de Westminster, onde funciona o Parlamento britânico.

Curiosidades:



A torre onde está o Big Ben (Great Bell) é conhecida como Torre do Relógio (Clock Tower), em razão do relógio de quatro faces, famoso pela sua precisão e tamanho;

O sino é tão famoso que a rádio BBC de Londres transmite ao vivo as suas badaladas.



O sino foi instalado durante a reconstrução do palácio, iniciada após o incêndio de 1834;

A origem do nome Big Ben é controversa.  Muito acreditam que deve-se ao ministro de Obras Públicas da Inglaterra, Sir Benjamin Hall, que era um sujeito alto e corpulento, cujo apelido era Big Ben. Outros afirmam que o nome é em homenagem a um campeão de boxe peso pesado chamado Ben Caunt. Tem ainda quem diga que o nome Big Ben faz referência ao barulho decorrente das badaladas do sino “beemmm”.



No site do Parlamento Inglês  é possível para fazer uma visita on-line ao interior da Torre do Relógio. Visitas in loco só para residentes no Reino Unido e que tenham muito fôlego, já que é preciso subir 324 degraus!



 Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás