Universidade do Estado abre vagas limitadas para curso completo do sistema Braille


A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) está com inscrições abertas, no período de 22/10 a 1/11, para o Curso Integrado do Sistema Braille, que envolve Braille básico, avançado e Braille fácil (transcrição e adaptação de material didático para deficiente visual). Será ofertada uma única turma, com 30 vagas, no turno da tarde, com aulas de segunda a sexta-feira, no período de 4/11 a 16/12.

As inscrições estão a todo vapor, na Unidade de Educação Inclusiva (UEI) do campus II, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, mediante a apresentação da Carteira de Identidade e de comprovação de conclusão do ensino médio.

Completo em relação aos demais, a proposta do curso Integrado do Sistema Braille, segundo a coordenadora do projeto, Michele Carvalho Borralho, é possibilitar a expansão da educação inclusiva tanto a funcionários pertencentes à universidade quanto aos demais servidores públicos, comunidade acadêmica em geral e sociedade civil organizada.


"O conhecimento do Sistema Braille possibilita o acesso à educação inclusiva no ambiente de trabalho e no convívio social", exemplificou a técnica, que é chefe da Divisão de Educação da Inclusiva.

Entre outras metas, o projeto visa subsidiar o aprimoramento do docente e discente para o atendimento do educando com deficiência visual, conhecer a criação e processo histórico do Sistema Braille, compreender as dificuldades e necessidades dos acadêmicos deficientes visuais em usarem o Braille, introduzir conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das práticas de atendimento ao ensino da grafia Braille e adaptar apostilas, revistas, livros ou outros textos no software Braille Fácil.

O curso será dividido em três módulos: o primeiro, denominado Braille Básico, será ofertado para as pessoas que não conhecem o sistema, iniciantes que desenvolverão, com o auxílio do instrutor, atividades fundamentais referentes à escrita e à leitura das combinações Braille.

O segundo módulo, denominado Braille Avançado, é uma continuação do Braille Básico, e visa o aperfeiçoamento na área. O instrutor trabalhará atividades de escrita e leitura específicas e oportunizará à turma total conhecimento do Sistema Braille.

O terceiro e último módulo visa a preparação básica do profissional para atuar com adaptação, transcrição e impressão computadorizada de textos em Braille, ensino das normas técnicas pertinentes à transcrição de textos, e tem como ferramenta de editoração o software Braille Fácil.

Keila Gibson Rebelo/Ueap

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás