"Laços da Solidariedade" celebra Outubro Rosa e a Flap com o canto de Lia Sophia


A Secretarias Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e de Estado da Cultura (Secult), realiza nesta quinta-feira, 31, a partir das 20h, no anfiteatro do entorno da Fortaleza de São José de Macapá, o megaevento denominado "Laços da Solidariedade". A atração principal é o show de lançamento do mais recente CD da cantora e compositora Lia Sophia, a nova cara da Música Popular Brasileira (MPB).

Lia Sophia se apresenta em Macapá acompanhada por sua banda e realiza, aqui, o segundo show da turnê nacional, sendo que o primeiro aconteceu em Belém do Pará, no final de setembro. É um espetáculo com canções sobretudo do novo disco, mas Lia não vai deixar de cantar os seus famosos hits do trabalho anterior, que a projetaram nacionalmente, levando o jornalista e crítico de música Nelson Motta a tecer, em sua coluna do jornal O Globo e na edição do Jornal da Globo, os mais positivos comentários sobre a aparição da nova artista no cenário da MPB.

"Laços da Solidariedade", evento que celebra o Outubro Rosa e a Feira do Livro do Amapá (Flap) - projetos governamentais que acontecem, simultaneamente, no Amapá neste mês de outubro -, tem também como fim conclamar a população para a campanha de arrecadação de donativos às vítimas do incêndio, que destruiu mais de duzentas casas no bairro Perpétuo Socorro.

"O laço do Outubro Rosa se multiplica em favor também dessa ação de solidariedade, além de celebrar a Flap, projeto arrojado de incentivo à educação através da literatura e de reconhecimento aos escritores do Amapá", disse a secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Alice Ribeiro.

No evento desta quinta-feira, 11 artistas amapaenses fazem o show preliminar homenageando a mulher com clássicos da MPB e a poesia do bom, inesquecível e velho poetinha Vinicius de Moraes, que, no dia 19, o Brasil inteiro celebrou o seu centenário.

"Interpretar Vinícius nesse evento, com uma gama de bons artistas do Amapá, é reverenciar e dimensionar a Flap também nesse grande e oportuno momento", pontuou a jovem cantora Deize Pinheiro, que integra o elenco de intérpretes do espetáculo lítero-musical.


Lia Sophia e o show da turnê

Se no mais novo álbum Lia Sophia festeja a boa fase da carreira, no show o clima será de celebração. "O show é muito festivo, dançante. Ele reflete o que o disco mostra. Essa alegria de viver. Acho que a nossa música é isso", comemora.

O CD, intitulado apenas com o próprio nome da artista, evoca as raízes e memórias musicais da cantora, trazendo composições autorais, releituras de clássicos da canção popular brasileira e participações especiais.

"Encontrei o parceiro ideal para esse trabalho, que foi o Félix Robatto (direção musical), um cara que conhece tudo de música paraense, trabalhou com diversos artistas daqui e é super aberto para troca de ideias. Acho que a minha grande dificuldade, meu grande problema, seria se eu encontrasse uma pessoa que não conseguisse dividir as coisas comigo, que não conseguisse ouvir ideias e dividir isso. É um cara que eu admiro e contribuiu muitíssimo para o trabalho", explica Lia.

No palco, estarão presentes os músicos Márcio Jardim (percussão), Adalbert Carneiro (baixo), Davi Amorim (guitarra), Edvaldo Cavalcante (bateria), Daniel Delatuche (trompete) e Jó Riberio (trombone), que participaram da gravação do disco e acompanham a cantora há mais de dez anos.

"São pessoas que me conhecem, sabem o que eu gosto de música e o que eu escuto. Por isso a gente consegue dividir muito bem isso", conta.

Além dos parceiros habituais, Lia contará com a participação de Harley Souza, Paturi, Nazaco Gomes, Félix Robatto e Esdras de Souza. Mestre Vieira, criador da guitarrada, é o convidado especial que cantará com Lia a canção "Você voltou para mim", gravada em 2012 durante o show do projeto 'Mestre Vieira - 50 nos de guitarrada', no Theatro da Paz.

"É uma das maiores honras tocar pra mim, porque ele é um dos precursores da música que é feita no Pará, hoje, com toda essa força. Através dele, estarei reverenciando todos os grandes mestres da música popular paraense", diz Lia.

"Lia Sophia é uma cantora versátil e uma das representantes dessa cena paraense que vem conquistando o Brasil. Sua mistura de influências e ritmos, como o brega, o carimbó, a guitarrada e o pop eletrônico resultam em uma fusão da sonoridade amazônica com o pop, apresentando uma música dançante que expressa muito bem a sonoridade da região", finaliza a gerente de marketing institucional da Natura, Karen Cavalcanti.


O CD

'Lia Sophia' traz 14 faixas repletas de sensualidade. Mescladas às inovações de elementos eletrônicos, as canções surgem impregnadas de latinidade. Lia faz carimbopop, cumbiasoul e sob a influência do zouk, do brega e das guitarradas coloca todo mundo para dançar. São músicas que falam de temas do cotidiano com leveza e alegria, como a faixa no carimbó pop "Amor de Promoção", uma brincadeira dançante e explosiva sobre amores casuais. Com batidas eletrônicas à efervescência dos ritmos amazônicos, a música tem Chimbinha na guitarra. Além de Félix Robatto, o disco conta com nomes como maestro Luiz Pardal, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro e Dona Onete.


Clipe

O show de apresentação de 'Lia Sophia' também marca o lançamento do videoclipe de 'Amor de Promoção'. Dirigido por Larissa Bezerra, o clipe foi gravado, em agosto deste ano, em um ônibus em meio ao calor de Belém, na Praia do Amor, no Distrito de Outeiro, e na cobertura de um hotel da capital paraense.

"Pensamos em fazer um clipe divertido, leve, que contasse essa história de um amor de promoção quase como uma caricatura, com um exagero dos personagens. Brincamos um pouco com o absurdo, utilizando espaços e elementos marcantes, especialmente aqui no Pará. Além disso, contamos com um elenco cheio de participações especiais, como Maderito da Gang do Eletro, Beth Cheirosinha e Félix Robatto, músico e produtor do disco de Lia, que mostrou que também tem talento para ator", garante Larissa.

Texto:
Aroldo Pedrosa/SEPM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás