O I Seminário do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas (OBFRON) visa  a promoção, de forma inédita, de um espaço de discussão exclusivamente voltado ao Platô das Guianas desde uma perspectiva interdisciplinar, considerando a presença de professores de vários cursos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão do Amapá, da Amazônia e do Brasil. Neste sentido, inclusive é pensada a necessidade contemporânea de formação de lógicas associativas entre tais ‘nós-de-rede’, que venham a cooperar e constituir uma ampla malha de atividades nos três eixos estruturantes do ambiente acadêmico. Igualmente, convidados estrangeiros também irão compor o nosso espaço de debates neste Seminário, incluindo-se aí instituições, associações e outras instâncias. Trata-se de uma proposta visando dar maior coerência e densidade aos esforços já existentes no interior do OBFRON e da própria UNIFAP quanto aos estudos sobre os temas correlatos e sobre o Platô das Guianas em geral.


Desde a criação do OBFRON, em 2011, já produzimos artigos, ensaios, resenhas, publicações impressas e digitais em livro, grande parte das quais voltadas para a compreensão das transformações em curso no Platô das Guianas hoje  .  A profundidade de tais análises, sua seriedade acadêmica e sua paixão pelo tema nos valeram um forte reconhecimento institucional. Assim, os mais variados órgãos públicos – do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, França) ao Ministério da Educação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (MEC/CAPES/CNPq), passando pela Fundação Tumucumaque e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do estado do Amapá (SETEC/AP) – têm convocado o pessoal de pesquisa, ensino & extensão do OBFRON para participar, assessorar e analisar dos diagnósticos sobre suas áreas de ação.

Na dimensão aplicada de seus esforços, Observatório vem alcançando seu espaço por meio de seus trabalhos e este seminário foi criado justamente como meio de lançamento para oportunizar a ampliação da abrangência deste, oportunizando e fomentando o debate. Hoje o OBFRON já interage e se propõe como centro de referência sobre as transformações no Platô das Guianas. Instituições públicas – do Estado brasileiro -, empresas em face de internacionalização e o público comum poderá encontrar no OBFRON conhecimento e informações relevantes. O presente projeto visa exatamente aprofundar e dar amplitude incentivadora, bem como estimular tais processos tecno-científicos ora em curso no estado do Amapá, no Platô das Guianas e na Amazônia, bem como no Brasil e no mundo, a partir da sua contribuição ora explanada.  

O propósito do I Seminário do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas é estabelecer o Observatório de forma notória no meio acadêmico regional, nacional e internacional, contribuindo para a disseminação, a publicização e o adensamento dos debates sobre o Platô das Guianas, nossa referencia sub-regional impreterível; aprimorar o networking entre os colaboradores, docentes, discentes e comunidade científica, bem como leigos interessados, além do difundir e obter de conhecimentos específicos para a produção de uma expertise sobre o Platô das Guianas em corte interdisciplinar.


Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás