DAQUIPRALI


Cartografia de um corpo em transição


Entre o “AQUI” e o “ALI”,nosso foco está no “ENTRE”, nas fronteiras borradas, no espaço movente, no corpo em migração constante, no movimento que surge do contato com o outro e com o ambiente. DAQUIPRALI é uma performance de dança, criada para ser apresentada nas ruas dos centros urbanos, foi livremente inspirada nos corpos dos andarilhos urbanos, personagens mundanos que transitam e, por vezes habitam, a arquitetura dos centros das cidades; e o corpo do Caboclo de Lança, figura caminhante e dançante da manifestação popular do Maracatu rural de Pernambuco.

Na performance podemos ver o diálogo indisciplinar entre o universo do popular vindo do folclórico e o popular no sentido do que é comum a muitos, do povo. A performer carrega em seu corpo todo material necessário para o acontecimento da ação, incluindo aí equipamento de som e material de cena. Esta, por sua vez, traz os tons e as texturas rueiras, apontados com certa dose de gambiarra, característica tão visível nas ruas.

Em 2010, momento de estreia da performance, daquiprali contou com os prêmios Funcultura-PE e Klauss Vianna e se apresentou nas cidades de Rio Branco, Manaus, Porto Velho, São Luís e Recife. Atualmente é subsidiado pelo prêmio Procultura 2011/Funarte e já se apresentou nas cidades de Campo Grande e Cuiabá. O próximo trajeto da performance é Macapá-AP, nos dias 02 e 03/04, na Av. na Rua Cora de Carvalho, esquina com a São José as 12h e na Casa do Artesão as 17h.; e Belém-PA, nos dias 05 e 06/04, na Rua 16 de Novembro e na Praça da República, as apresentações acontecem sempre ao meio dia. Além da performance, este projeto oferece também uma palestra ambulante, que antecederá as apresentações.


Por. Viviane Madu

Comentários