Espetacularização da Mídia



No dia 7 de abril desse ano um rapaz chamado Wellington Menezes de Oliveira entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, com duas armas e disparou contra os alunos da sétima série, causando a morte de Doze crianças – e o que a mídia fez? – não podia ser diferente, foram atrás da carniça como abutres, deixando de lado os sentimentos das pessoas envolvidas. Esse fato leva a uma discussão muito comum entre os comunicólogos do mundo, até que ponto a mídia sensacionaliza algum fato?

Mas para discutirmos esses conceitos, primeiro precisamos dizer o porquê desse pensamento nos Meios de Comunicação de Massa – MCM:

Certa vez ao noticiar um assassinato de um ator muito popular nos anos 60, os donos dos meios de comunicação perceberam que esse tipo de abordagem aumentava drasticamente a audiência, que é o principal combustível dos meios de comunicação, pois esses sobrevivem de publicidade, e as pessoas só anunciam neles se esses tiverem um grande publico – espero ter sido claro.

Baseado nessa premissa, matérias sobre assassinatos ou chacinas começaram a ganhar grande espaço em nossa mídia, mas podemos culpar os MCM?

Não, os principais culpados somos nós que damos margem para esse tipo de atitude, criticamos tantos essas atitudes, mas no próximo episodio seremos os principais telespectadores. E ai quem é mais culpado. Eles por mostrarem tais sofrimentos ou nós por ajudarmos em sua audiência.?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás