Instituição do Direito e Voto da Mulher!


Hoje as mulheres devem estar comemorando, pois nesse dia três de novembro é comemorada a Instituição do Direito ao Voto da Mulher (1930).

O direito de o povo escolher seus governantes também passou por várias mudanças. Hoje no Brasil o direito ao voto é assegurado a todos os cidadãos maiores de 18 anos e facultativo a adolescentes de 16 e 17 anos e idosos acima de setenta anos. Mas nem sempre foi assim. Em 1822, um pouco depois da independência do País, só votavam os homens brancos e ricos. Os pobres não tinham esse direito, e os negros eram escravos, portanto serviçais, e as mulheres nem pensar.

Cento e oitenta anos depois, a história mudou e transformou o voto feminino em fator decisivo no quadro político nacional. Nas eleições deste ano o voto da mulher teve um peso muito importante. Ele representou cerca de 51% do eleitorado nacional. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral foram 58.604.626 mulheres contra 56.431.895 homens.

E claro que isso foi uma grande conquista, mas ainda temos muito que mudar, pois onde já se viu um país dito “democrático”, como o Brasil, faz com que o voto seja obrigatório, onde está a democracia? Também obriga homens a se alistar ao serviço militar, e se não bastasse se você anula o SEU voto, tem que justificar sua escolha.

Agora fica a pergunta onde está a democracia ?

Aqui deixo meus parabéns para esse dia tão importante para o sexo feminino, e continuem assim, pois vocês são em minha opinião a força que mudará essa sociedade machista conservadora.

Parabéns!!!

Comentários

  1. amigo ainda bem que as mulheres podem votar e isto jah eh visto como algo natural. Agora oq tem q acabar eh o preconceito d alguns q acham q o pobre n tem o direito d votar. Descriminando-o como akela maluk q falou dos nordestinos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Taylor Momsen a menina do filme Grinch cresceu

A triste história real escondida nos personagens do Ursinho Pooh

Conheça o artista amapaense Ivam Amanajás